Publicado originalmente em Página|12

Uma das campanhas em favor de Lula é a de receber o Prêmio Nobel da Paz. No momento, cerca de 252 mil pessoas assinaram uma petição.

A campanha é alimentado por, apenas um Prêmio Nobel da Paz, o argentino Adolfo Perez Esquivel, vencedor em 1980. Entre as fundações para apoiar a candidatura de Lula para o Nobel são condições sociais em suas duas presidências trazido pobreza para 30 milhões de brasileiros: Bolsa Família e Fome Zero.

Perez Esquivel, chefe do Serviço Paz e Justiça e dos direitos humanos na Argentina, destacou a luta contra a fome desenvolvida nos oito anos do governo Lula e escreveu uma carta para o Comitê Nobel em Oslo. “O governo de Lula construiu participativos elevados padrões de vida da população democraticamente e e deu esperança aos setores mais necessitados”, disse o argentino, que foi ontem, em um ato de apoio a Lula com os membros do Parlasul em Montevidéu.

 

https://www.facebook.com/MidiaNINJA/videos/1137575806400563/

Ele não apenas admite a mudança que o Brasil experimentou com Lula: também a FAO, o Programa de Alimentação e Agricultura das Nações Unidas e o Banco Mundial reconheceram o impacto positivo das políticas sociais que ocorreram durante os anos do Partido dos Trabalhadores. Trabalhadores do governo, em que o desemprego caiu 50% ao ano.

Lula está cumprindo uma sentença de 12 anos e um mês de prisão pela suposta aquisição fraudulenta de um triplex em San Pablo. O juiz Sergio Moro enviou-o à prisão em uma medida polêmica que provocou críticas por não ter provas conclusivas contra Lula.

Há uma semana, Pérez Esquivel queria visitar o ex-presidente na cadeia, mas Carolina Lebbos, juíza federal do Paraná, impediu a reunião, enquanto os partidários do líder petista denunciaram que todo o processo era ilegal para afastar Lula da corrida eleitoral.

Você pode assinar aqui!