Para a maioria da população brasileira, a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é justa. De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados acreditam que a decisão do TSE de impedir Bolsonaro de participar de eleições por oito anos foi acertada.

Além disso, a pesquisa também revela que 47% dos brasileiros avaliam que Bolsonaro participou de um plano de golpe. Os dados fazem parte da mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (27).

A pesquisa revelou que para os eleitores de Lula, 81% concordam com a inelegibilidade de Bolsonaro, e 9% dos que votaram em Bolsonaro em 2022 compartilham dessa opinião.

A pesquisa também abordou a percepção sobre a influência da manifestação nas investigações envolvendo Bolsonaro e seus aliados: 34% acreditam que o evento do último domingo, organizado pelo pastor Silas Malafaia, deve acelerar o ritmo das investigações na Polícia Federal, que coloca Bolsonaro no centro de uma tentativa de golpe de Estado.