Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”
Deputadas da Alesp também afirmaram que irão tomar medidas jurídicas contra o parlamentar
Os áudios vazados direto da guerra na Ucrânia, atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val (Mamãe Falei) tem provocado a web durante toda a noite desta sexta-feira (4). Divulgado em coluna do jornal Metrópoles, a mensagem de 4 minutos trata mulheres ucranianas como objetos sexuais: “são fáceis porque são pobres”. O áudio teria sido enviado a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL).
https://midianinja.org/news/mamae-falei-ucranianas-sao-faceis-porque-sao-pobres/
Para a ativista Rebeca Lerer, o comentário é “um resumo do que a gente chama de cultura do estupro”. As reações de diversas mulheres, entre parlamentares e sociedade civil, repudiam os áudio, o assédio e as intenções de viagem de Arthur do Val que desde o início havia recebido críticas por interromper sua atuação parlamentar por uma missão que não tinha ligação política com seu mandato. “Foi fazer turismo sexual”, disse um dos comentários que circula nas redes.
A deputada estadual Isa Penna, também de São Paulo, informou que estava entrando com representação jurídica contra o parlamentar, junto às advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos.
A codeputada estadual Mônica Seixas também afirmou que vai encaminhar um pedido formal à Assembleia Legislativa para que o parlamentar justifique a sua viagem, já que não estava legalmente afastado de seu cargo. “Além de que, se comprovada a autoria dos áudios, vou pedir a cassação do seu mandato”, disse. “Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas”.
Confira algumas reações:
Arthur Mamãe Falei sobre REFUGIADAS: “são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”. Que nojo. NOJO. https://t.co/KOBw4vKtge
— Cecília Olliveira (@Cecillia) March 4, 2022
A respeito disso, estou agora entrando com uma representação jurídica contra o Arthur com as advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos.
— Deputada Isa Penna (@isapenna) March 4, 2022
O comentário do deputado Arthur do Val sobre as refugiadas na Ucrânia é um resumo do que a gente chama de cultura do estupro.
— rebeca lerer (@RebzLerer) March 4, 2022
Vou encaminhar um pedido formal de explicação de viagem do Mamãe Falei não afastado até hoje da Alesp. Além de que, se comprovada a autoria dos audios, vou pedir a cassação do seu mandato. Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas.
— Monica das Pretas (@MonicaSeixas) March 4, 2022
Mamãe Falei e o MBL representam o esgoto da política. Como professora, fui por anos perseguida por estudantes que faziam patrulhamento ideológico com a cartilha do MBL na mão. Vários colegas perderam emprego por causa do patrulhamento.
— Duda Salabert (@DudaSalabert) March 4, 2022
Pavimentaram o bolsonarismo. São nojentos!
Em meio à guerra na Ucrânia, Arthur do Val, o youtuber extremista do MBL, falou que as refugiadas ucranianas são "fáceis porque são pobres". Um parlamentar que usa do seu mandato para assediar mulheres em situação de vulnerabilidade deveria ser IMPEDIDO! Nojento!
— Talíria Petrone (@taliriapetrone) March 4, 2022
É muito importante lembrar que o Arthur do Val foi um dos militantes do MBL que tentou impedir a exposição "Queermuseu" lá trás, em 2017, com a desculpa de proteger as crianças da "doutrinação ideológica". Hoje, é um político que fala da facilidade de pegar mulher refugiada
— Marie Declercq (@vieneinpace) March 4, 2022
O podre do Mamãe Chorei, do MBL, deputado estadual em SP (Podemos), foi pra Ucrânia em guerra fazer turismo sexual. Ficou babando pras loiras na fila dos refugiados. Q nojo esse áudio! Como pode ter gente votando nesse escroto?! https://t.co/ueOBqS7gQZ
— Lola Aronovich (@lolaescreva) March 4, 2022
https://twitter.com/lanadeholanda/status/1499859552715608066
Nojento e asqueroso esse comentário, nada surpreendente, vindo do Mamãe Falei. Objetifica mulheres ucranianas que estão em extrema vulnerabilidade por conta da guerra. Repúdio a esse machista que sexualiza mulheres que em meio a tamanha tragédia! pic.twitter.com/0d0dG0QO9G
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) March 4, 2022
O Mamãe Falei saiu do Brasil em uma missão patética na fronteira da Ucrânia. Até então só para passar vergonha fazendo bomba caseira, mas além disso ele foi ASSEDIAR as refugiadas ucranianas. PQP. É o fim do poço.
— Tamires Sampaio (@soutamires_sp) March 4, 2022
Enojantes as falas do deputado Arthur do Val. Soma mais um episódio racista e machista em sua “excursão” p/ Ucrânia. Áudios dão conta da forma assediosa e nojenta que o político narra as mulheres refugiadas. Absurdo que continue fazendo uma tragédia de cenário para caçar likes!
— Natália Bonavides (@natbonavides) March 4, 2022
Deputado Arthur do Val, Mamãe Falei, precisa ter o mandato cassado. Machista nojento e abominável, foi pra Ucrânia pra assediar mulheres refugiadas de guerra. "São fáceis porque são pobres" é uma afirmação INACREDITÁVEL e INACEITÁVEL!
— Vivi Reis (@vivireispsol) March 4, 2022
NOJENTO! O oportunista que foi para a Ucrânia atrás de curtida e visualização, Arthur do Val, disse que as mulheres pobres são mais "fáceis" pra conseguir sexo, em áudio vazado.
— Dani Monteiro (@danimontpsol) March 4, 2022
É asqueroso mas não surpreende. Logo ele faz vídeo pedindo desculpa mas precisa ser responsabilizado. https://t.co/OSLDOJt32n
O MBL sempre foi humanamente desprezível. Inventaram fake news sobre Marielle e atacaram Padre Júlio. Mas o audio de Mamãe Falei ultrapassa qualquer limite de indignidade moral. Ir para um país em guerra para assediar mulheres desesperadas é nojento demais!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 4, 2022
https://twitter.com/cauemoura/status/1499876864545988612
A @AssembleiaSP vai cassar esse deputado, turista do sexo?
— Perpétua Almeida🌺 (@perpetua_acre) March 4, 2022
É muito nojento!
Dá náuseas ouvir o áudio de Arthur do Val, do MBL e Podemos, deputado aliado de Sergio Moro, q saiu do Brasil, segundo ele, p ajudar na guerra da Ucrânia. Mas pelo visto foi fazer turismo sexual. pic.twitter.com/FFlyUUNtBo