Fome afeta 720 milhões de pessoas em todo o mundo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a intenção de convocar líderes mundiais reunidos na cúpula do G20 para uma força-tarefa global de combate à fome. Lula fará um discurso em Nova Déli, no domingo (10), durante a reunião dos líderes das 20 maiores economias do mundo, onde pedirá metas concretas para combater a insegurança alimentar que afeta cerca de 780 milhões de pessoas em todo o mundo.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou na manha desta quarta-feira (6) que a viagem também tem como um dos objetivos atender à meta do governo de expandir as negociações para a paz no contexto da Guerra da Ucrânia.

Até o momento, a delegação que acompanhará o presidente em Nova Deli inclui o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Uma semana depois da reunião do G20, Lula participará da Cúpula do Grupo dos 77 (G77) em Havana, no dia 16 de setembro; a escala em Cuba faz parte da viagem para Nova York, onde irá à Assembleia Geral da ONU, que se realizará de 19 a 23 de setembro.

Esforço mundial para acabar com a fome

Meta Global da ONU: Os países-membros da ONU estabeleceram uma meta de erradicar a fome até 2030. No entanto, essa meta ainda está longe de ser alcançada, com 111 países enfrentando situações crônicas de falta de alimentos.

Mapa da Fome: A ONU, por meio do Mapa da Fome, monitora a prevalência de subalimentação em países onde mais de 2,5% da população não tem acesso suficiente a alimentos para manter uma vida ativa e saudável.

Situação no Brasil: O Brasil, que havia deixado o Mapa da Fome em 2014, voltou a ser incluído em 2022 devido ao aumento da fome e da insegurança alimentar no país. Os relatórios da FAO mostram que milhões de brasileiros estão em situação de fome ou insegurança alimentar grave.

Desafios no Brasil: O texto destaca que a fome no Brasil se tornou mais urbana e generalizada, com um aumento no custo dos alimentos durante a pandemia. Isso resultou em mais pessoas substituindo alimentos de qualidade por alimentos de má qualidade.

Esforços do Governo Brasileiro: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o programa “Brasil Sem Fome” como uma iniciativa para combater a insegurança alimentar no país. O programa engloba 80 ações e busca melhorar o acesso à renda, promover a alimentação adequada e saudável, além de mobilizar esforços para combater a fome.