
Luiza Kosovski, atriz de ‘Ainda Estou Aqui’ compartilha suas expectativas para o Oscar 2025
A atriz que interpreta Eliana fala sobre a emoção de fazer parte de um filme de grande magnitude.
Por Tamara Louise
Um filme que expõe um dos muitos recortes da ditadura militar, Ainda Estou Aqui ganha voz em uma narrativa comovente que vem chamando a atenção do público mundial. Com uma história forte e impactante, o filme é um sucesso entre o público e a crítica, destacando-se como uma obra sensível e de grande força, sendo um dos títulos que têm surpreendido no cenário internacional.
Luiza Kosovski interpreta Eliana, uma das filhas de Eunice e Rubens Paiva. Em entrevista à Cine Ninja, a atriz compartilhou suas expectativas para o Oscar, destacando o orgulho de fazer parte dessa obra.
“O roteiro do filme já é algo muito impressionante. Lembro que, quando li, fiquei mexida por muitos dias. A história já estava muito bem amarrada ali, antes mesmo de existir materialmente. Mas acho que consegui dimensionar que ele poderia ter esse tamanho quando fomos ovacionados em Veneza, que foi também a primeira vez que assisti ao filme. Teve esse momento de ver o filme inteiro e pensar: ‘Caramba, isso tá lindo’, e ver o público se emocionando com isso. Acho que foram esses dois momentos-chave que me deram a luz de que o filme teria um potencial muito grande.”

A emoção de ver um filme brasileiro conquistar reconhecimento mundial é um sentimento difícil de descrever. Luiza revela suas expectativas e como foi assistir às indicações ao Oscar:
“Eu tenho tentado dosar um pouco as expectativas, mas é muito difícil. Acabo caindo na energia da galera e torcendo que nem uma louca”, conta. Cada indicação foi um momento marcante: “Quando fomos indicados a Melhor Filme, foi um choque — eu nem estava mais olhando para a televisão. Foi algo que nem a produção nem o elenco imaginavam. Só de falar sobre isso já fico em êxtase.”
Ainda Estou Aqui contribui para que o público tenha um olhar mais atento para o cinema nacional e ajudou a trazer as pessoas de volta às salas de exibição. “Eu sempre acompanho a quantidade de pessoas que assistiram ao filme, e ver tantas sessões lotadas me dá muita alegria. Também nos faz lembrar que temos uma indústria cinematográfica de altíssima qualidade, com muitos filmes bons. Quando vejo posts dizendo ‘Se você gostou de Ainda Estou Aqui, vai gostar deste outro filme’, percebo que isso desperta um olhar mais curioso para o que produzimos. Precisamos assistir ao que fazemos, porque fazemos coisas incríveis.”
Sobre a indicação de Fernanda, que carrega o legado de sua mãe, Fernanda Montenegro, a atriz comenta:
“Quando a Fernanda foi indicada, foi surreal. Ela merece tanto – fez um trabalho tão maravilhoso e delicado, fazendo jus à Fernanda Montenegro. Essa indicação não é apenas um reconhecimento individual, mas um tributo ao cinema brasileiro.”
Para Luiza, participar de um filme que reafirma a qualidade do cinema nacional é motivo de grande orgulho.

“A sensação é inacreditável. É muito emocionante, acho que não consigo nem dimensionar. Muitas vezes eu torço pelo filme e esqueço que faço parte dele. Eu gosto muito do filme, acho ele muito delicado, muito bem feito, e às vezes tenho um certo distanciamento. Mas aí me lembro que também faço parte disso, e me vem um baita orgulho.”
Assim como o público brasileiro, Luiza está ansiosa para o Oscar, mas ainda não decidiu onde vai assistir à premiação.
Lembrando que o Oscar acontece neste domingo, dia 2 de março.
Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.