Por Marilda Campbell

O longa “Sem Coração” terá sua estreia mundial na mostra competitiva Orizzonti durante a 80ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece de 30 de agosto a 9 de setembro. O filme é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, sendo dirigido e escrito pela cineasta alagoana Nara Normande e pelo cineasta pernambucano Tião.

A trama de “Sem Coração” se passa no verão de 1996, no litoral de Alagoas. Tamara (Maya de Vicq) está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” (Eduarda Samara) por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

“A jornada da protagonista Tamara é inspirada em algumas memórias da minha infância e adolescência passadas no litoral alagoano, lugar onde cresci e de grande inspiração para meus trabalhos. Alagoas é um estado pouco retratado no cinema brasileiro, um estado com muitas camadas, onde a beleza contrasta com as complexidades políticas e sociais. Foi muito especial ter voltado aos lugares da minha infância para filmar essa história com uma equipe extremamente talentosa. Estrear num dos maiores festivais do mundo é um reconhecimento muito importante ao trabalho dessa equipe”, destaca a diretora Nara Normande.

Os diretores Nara e Tião. Foto: Divulgação

Já o cineasta Tião revela que ficou muito feliz com a seleção de “Sem Coração” para o Festival de Veneza. Para o diretor, “poder apresentar esse trabalho em um lugar que foi a origem de todos os festivais é especial. O filme tem temas universais e elementos bem locais que falam sobre a complexidade do nosso país, de lugares muito bonitos e ao mesmo tempo violentos, enquanto acompanhamos as jornadas de alguns adolescentes e suas transformações em um verão que vai ficar pra sempre em suas vidas”.

O filme foi rodado em locações no litoral de Alagoas, entre setembro e outubro de 2022, e foi finalizado no Brasil, na Itália e na França. “Sem Coração” foi produzido por Emilie Lesclaux, Kleber Mendonça Filho (Cinemascópio), Justin Pechberty, Damien Megherbi (Les Valseurs), Nadia Trevisan, Alberto Fasulo (Itália) e coproduzido e distribuído pela Vitrine Filmes.