A 18ª edição da CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – divulgou os vencedores da Mostra Competitiva Território, em cerimônia realizada no último domingo (29). O prêmio de Melhor Longa-metragem da Mostra Território foi concedido ao argentino “Las Almas”, dirigido por Laura Basombrío. O júri oficial destacou o filme por sua “escuta consciente do território retratado”, elogiando como a obra respeita o ritmo do espaço filmado e oferece “um ponto de vista claro de direção, em coerência com a fotografia e o design sonoro”.

A interpretação do relato em off da protagonista também foi mencionada como um ponto alto do filme, conduzindo o espectador “ao terreno e ao onírico”, abordando temas como “a dor, a cura, os lutos, a violência de gênero e a resiliência”. A sensibilidade poética e o detalhismo da produção foram decisivos para sua vitória. “Las Almas” também foi reconhecido com o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. O júri da crítica destacou a “capacidade do filme de utilizar a narrativa do documentário com força cênica social e criativa”, incorporando elementos da ficção de maneira habilidosa. O trabalho de imagem e som foi elogiado por estar “a serviço do resgate de memória”, demonstrando “sensibilidade e competência” no uso dos recursos técnicos, reforçando o impacto da obra no festival.

Pelo júri oficial, o prêmio de Melhor Presença foi entregue à personagem Karina, do filme “Mala Reputação” (Uruguai). Segundo o júri, Karina se destaca por ser “empática, leve e esperta”, além de conseguir transmitir uma corporeidade que “é o próprio filme”. A atuação da personagem estabelece uma forte conexão com o público, “atravessando em um sentido de moralidade contraposto à humanidade”. O júri elogiou ainda a “forma muito autêntica de mostrar sua vida em frente à câmera”, garantindo assim o reconhecimento como a melhor presença em cena.

Por fim, o júri oficial deu prêmio de Destaque à fotografia de “Carropasajero” (Colômbia). O filme foi celebrado pela “fotografia exuberante e poética”, que cria uma “dimensão espiritual” e aproxima o espectador da “escuta interior e do silêncio”. A composição visual, com um trabalho cuidadoso de luzes e sombras, foi apontada como essencial para transmitir a corporalidade dos personagens e criar uma “atmosfera nostálgica entre o silêncio e o vento”. Essas qualidades levaram o júri a conceder o prêmio de destaque ao filme.

15º Brasil CineMundi

Além dos filmes premiados, também foram relevados os projetos audiovisuais em desenvolvimento contemplados pela 15ª edição do Brasil CineMundi, evento de mercado da CineBH. O estado de Alagoas saiu como o grande vencedor graças ao projeto “O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor”, premiado pelo júri oficial como o melhor projeto da categoria Horizonte.

“O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor” tem direção de Ulisses Arthur e produção de Alessandra Moretti, pela empresa Céu Vermelho Fogo Filmes. No palco, o produtor Thiago Macêdo Correia, integrante do júri, elogiou todos os concorrentes e informou que a escolha pelo alagoano acabou por ser unânime.

Diversas outras categorias e parceiros foram anunciados na premiação do Brasil CineMundi. Confira a lista:

Projetos em desenvolvimento

Horizonte
Vencedor: “O Rio de Lágrimas Corre no Vale do Amor”
Prêmios: DOT, MISTIKA, NAYMOVIE-EDINA FUJII, O2 PÓS, PARATI FILMS, VENTANA SUR

Menção Honrosa para categoria Horizonte
Vencedor: “Enseada”

DocBrasil Meeting
Vencedor: “O Rio Diante da Curva”
Prêmios: DOT, NAYMOVIE-EDINA FUJII

Foco Minas
Vencedor: “Desejo é o Nome do Homem que Eu Amo”
Prêmio: NAYMOVIE-EDINA FUJII

Paradiso Multiplica
Vencedor: “Vestígios”
Prêmio: Anavilhana

Prêmios Projetos WIP – Primeiro corte

MISTIKA
Vencedor: “Sangue do Meu Sangue”

O2 PÓS
Vencedor: “Lira”

THE END
Vencedor: “Notas Sobre o Distrito de Miguel Burnier”

Cooperação e intercâmbio

Burning – Colômbia
Vencedor: “Até o Amanhecer”

Conecta – Chile
Vencedor: “O Rio Diante da Curva”

DocSP – Brasil
Vencedor: “Cartas para um Futuro Esquecido”

Prêmio Centro de Estudos DOCSP
Vencedor: “Pretos Novos do Valongo”

Fidba – Argentina
Vencedor: “Na Passagem do Trópico”

Maff – Espanha | Projeto Paradiso Brasil
Vencedor: “A Estirada”

Nuevas Miradas – Cuba
Vencedor: “Zumbido”

RIDM – Canadá
Vencedor: “O Lugar da Falta”

World Cinema Fund – Alemanha
Vencedor: “Zumbido”

Saiba mais no site oficial do Brasil CineMundi.