Por Kaio Phelipe

Vencedor do Prêmio APCA de Literatura na categoria Melhor Reportagem/Biografia, Presente do acaso: um ensaio biográfico sobre Silviano Santiago é assinado pelo jornalista João Pombo Barile e publicado pela Editora Autêntica. Diretor do Suplemento Literário de Minas Gerais e, desde 2011, responsável pelo Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura, Barile é reconhecido por sua atuação no jornalismo literário e no debate cultural brasileiro.

O livro começou a ser escrito em janeiro de 2023, com a proposta de construir uma obra acessível, capaz de apresentar Silviano Santiago a novos leitores e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ponte entre gerações. O reconhecimento da APCA reforça a força do projeto ao destacar a qualidade da pesquisa, da escrita e do olhar ensaístico adotado pelo autor.

Vencedor do Prêmio Camões de 2022, Silviano Santiago é um dos maiores escritores e críticos do Brasil, além de ter sido um dos professores mais atuantes do país. Autor de mais de trinta obras, revolucionou a literatura brasileira ao publicar, em 1985, Stella Manhattan, o primeiro romance nacional com protagonismo trans. Laureado cinco vezes com o Prêmio Jabuti, Santiago também teve seu romance Machado eleito um dos 25 melhores livros do século XXI.

Presente do acaso acompanha a trajetória de Santiago desde a infância em Formiga, marcada pela perda precoce da mãe, passando pela juventude em Belo Horizonte — onde se apaixonou pelo cinema e conviveu com nomes como Ezequiel Neves —, pelos estudos em Paris e pela atuação como professor nos Estados Unidos, nos anos 1960, até o retorno ao Brasil durante a ditadura e o efervescente cenário cultural dos anos 1970.

Com acesso a arquivos pessoais e a cartas guardadas por décadas, João Pombo Barile reconstrói os quase 90 anos de vida de Silviano Santiago — a serem completados no próximo dia 26 de setembro — por meio de um formato ensaístico, afastando-se do modelo tradicional de biografia. Profundamente interessado no gênero biográfico, Santiago acompanhou de perto o projeto, mas optou por ler o material apenas após a conclusão da obra, considerando essencial não interferir no processo de pesquisa e escrita.

A versão final, agora reconhecida pelo Prêmio APCA, articula de forma singular as qualidades do jornalismo e da literatura. O livro oferece um retrato detalhado de um autor amplamente reconhecido no Brasil e no exterior, conduz o leitor a uma imersão na riqueza de sua obra e reafirma o legado de uma das vozes mais importantes das letras brasileiras.