Lei Vini Jr., aprovada no Rio de Janeiro, prevê jogo encerrado em caso de racismo
Durante esta temporada, o atleta brasileiro foi alvo de diversos episódios de injúria racial nos estádios espanhóis
Durante esta temporada, o atleta brasileiro foi alvo de diversos episódios de injúria racial nos estádios espanhóis
A Lei Vini Jr., que tem como objetivo combater o racismo nos estádios do Rio de Janeiro, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Em uma sessão realizada na terça-feira (6), o projeto foi aprovado por unanimidade pelos deputados e agora segue para a sanção. A lei prevê que a partida com casos de racismo seja imediatamente encerrada.
O deputado estadual Prof. Josemar (Psol), foi o responsável pela redação do texto, que recebeu o apoio de todos os parlamentares. A proposta busca estabelecer um protocolo para o enfrentamento do racismo nos estádios cariocas.
De acordo com a nova lei, qualquer denúncia de racismo nos estádios do Rio de Janeiro deverá ser encaminhada diretamente ao Ministério Público (MP), à Defensoria Pública ou a outra autoridade competente. Além disso, o protocolo prevê a obrigatoriedade de veiculação de campanhas educativas contra o racismo nos campeonatos esportivos.
Durante esta temporada, o atleta brasileiro foi alvo de diversos episódios de injúria racial nos estádios espanhóis, sendo o mais recente ocorrido durante uma partida contra o Valencia, no Estádio Mestalla. Na ocasião, Vinícius interrompeu o jogo para protestar contra os insultos racistas sofridos.