Texto por Ana Rodrigues / Mídia NINJA

O livro é uma coletânea de artigos escritos entre 2014 e 2018 no calor dos seus acontecimentos. A produção que é totalmente independente tem o prefácio do professor da USP Dênis Oliveira, que trás um vasto repertório em sua carreira de discussões sobre periferia, e lutas do povo negro.

Artigos sobre reflexões dos últimos quatro anos compõe a obra do jornalista e ativista do movimento negro. O texto que fecha o livro faz homenagem e conta sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Uma roda de conversa acontece agora com Juninho e professor Dênis, que explicam como foi o processo de construção e inspiração do livro.

Joselicio Junior, mais conhecido como Juninho, tem 32 anos, jornalista formado pela UNISA, pós-graduado em Mídia Informação e Cultura pelo CELACC/ECA-USP, onde publicou o artigo “A IDENTIDADE NEGRA CONSTRUÍDA POR JOVENS POETAS DA PERIFERIA” . É Presidente Estadual do PSOL São Paulo. Militante do Círculo Palmarino, corrente do movimento negro, foi presidente do Instituto Manuel Querino entre 2007 e 2015. Morador de Embu das Artes, tem uma forte atuação no campo cultural, esteve a frente do Ponto de Cultura “De periferia para periferia valorizando a cultura afro-brasileira”. Recebeu em 2016 o Prêmio Zumbi dos Palmares organizado pelo SOS Racismo da Assembléia Legislativa de São Paulo. Publicou em 2017 o artigo “Cultura periférica, cultura de resistência” no livro “A Luta contra o Racismo no Brasil” organizado pelo professor Dennis de Oliveira e publicado pela Edições Fórum.

 

Foto: Thais Marinho / Mídia NINJA

Foto: Thais Marinho / Mídia NINJA

Foto: Thais Marinho / Mídia NINJA

Foto: Thais Marinho / Mídia NINJA