Eu sou uma pessoa naturalmente questionadora, inclusive minha bio tem lá, questionadora do status quo, amo saber os porquês e sempre fui assim, foi através deles que vim parar na tecnologia. 

Questionamentos são incômodos quando estamos do lado de cá, no lado indagado como diria minha avó. Outro dia durante um papo remoto entre colegas de profissão, questionei e reclamei de alguns pontos que achava que poderiam ser melhores, uma pessoa me respondeu: “Mas, Lais, não acho que seja legal ficar reclamando, já foi muito pior, isso é coisa de gente que só quer causar confusão”.  

Confesso que me bateu um mix de sentimentos, deixei as outras pessoas falarem e fiquei ali, pensando muito no que responder, mas estava me sentindo completamente atingida como se fosse a pessoa mais reclamona do mundo. 

Todo esse papo me fez lembrar da situação que nós pessoas brasileiras estamos enfrentando, desde que (a mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia) está aí governando, da frase “pior que está não fica”, que como boa questionadora detesto. Isso tudo fritando minha cabeça ali de câmera aberta, de repente me vem um: é isso! Não um “é isso! e tá tudo bem”, porque bem, num tá. Foi um “é isso!” de eureka mesmo, isso foi meio gringe mas sei que vocês vão me entender. 

Nesse ponto já tinha pedido pra falar na reunião e quando chegou minha vez eu disse: “Gente, não é porque já foi pior que não pode melhorar, e eu me considero agente de mudança, me considero parte da mudança que eu quero ver no mundo, e todas as vezes que eu reclamo ou questiono, faço pensando no que pode ser melhor e fazer melhor. Tenho plena certeza que aprendendo com nossos erros e acertos podemos fazer mais e melhor”. Quando terminei de falar, tinha várias pessoas concordando comigo, inclusive quem antes havia me causado o incômodo. 

Eu sei que tô sumida, mas sei também que vocês vão me entender, e esse texto foi só pra te lembrar do lado de cá da tela, que sempre há espaço para melhorar quando se está aberta a dialogar, refletir e elaborar. E você tem TODO o direito de reclamar, questionar e propor melhorias se achar que deve. Não é porque já foi pior que não pode melhorar e isso vale pra tudo na vida.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades