Por Francielli Felix

A zagueira da seleção brasileira e camisa 3, Kathellen, de 27 anos, da baixada santista, alçou voo para a Nova Zelândia e Austrália, onde disputa a Copa do Mundo Feminina. A jogadora tem como inspiração, desde os 13 anos, a sua mãe, Severina Antonia de Sousa, que também jogou futebol como goleira.

Na década de 1970, a mãe de Kathellen fugia de casa para poder jogar futebol. Ela era proibida pelo seu pai, época em que as mulheres eram vetadas de jogar futebol, conforme artigo 54 do Decreto-Lei 3.199/41 promulgada por Getúlio Vargas.

Kathellen passou por muitos desafios na vida. Começou jogando futsal, porém nunca teve uma oportunidade de disputar em um futebol de campo, pois na época o futebol feminino foi fechado pelo clube do Santos no ano de 2012 por falta de investimento. No entanto, teve a chance de ganhar uma bolsa de estudos de 100% pela National Collegiate Athletic Association nos EUA, aos seus 18 anos.

Naquele momento, ela nem imaginava que sua vida ia começar a mudar pra melhor. Na época, ela foi contratada pelo time do Bordeaux da França, onde atuou entre 2017 e 2018, depois foi para a Inter de Milão e hoje atua pelo Real Madrid. Mas, antes de tudo isto, a zagueira passou por vários desafios, trabalhando como garçonete e também ajudante de chef em Barcelona para pagar suas despesas pessoais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Kathellen Sousa (@kathellensousa)

Seu sonho se tornou realidade, já passou pela seleção brasileira e voltou principalmente a disputar uma copa do mundo feminino em busca de um título. Nesta edição, Kathellen vai inspirar outras meninas a buscar este incentivo que ainda é pouco visto, se comparado aos jogos do futebol masculino.

Então, não se esqueça e anota na agenda: o primeiro jogo da seleção será dia 24/08, às 08h da manhã (horário de Brasília) contra a seleção do Panamá no estádio Hindmarsh Stadium.

Jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina:

  • 24/7 – Brasil x Panamá – 8h
  • 29/7 – França x Brasil – 7h
  • 2/8 – Jamaica x Brasil – 7h

Com informações de Revista Marie Claire, Terra e Uol

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube