Mais de 200 jovens voluntários participaram de uma ação de reflorestamento durante o África Climate Summit, que resultou no plantio de 300 mudas de árvores frutíferas no campus da Universidade de Ciência e Tecnologia de Adis Abeba (AASTU). A atividade fez parte do Mutirão COP30, iniciativa voltada a fortalecer o protagonismo juvenil na agenda climática global.

Organizado em parceria entre o UNICEF e a Campeã de Juventudes da COP30, Marcele Oliveira, o mutirão contou também com a presença de Leyla Hassanova, Campeã de Juventudes da COP29. A mobilização reuniu jovens de diferentes idades e regiões, simbolizando a capacidade de articulação coletiva da juventude em torno da justiça climática.

O Mutirão COP30 integra as prioridades da Presidência da COP30, marcada para novembro de 2025, em Belém (PA). Entre os eixos centrais estão a participação social, a promoção da equidade intergeracional e a valorização de soluções locais para adaptação e mitigação da crise climática.

“A juventude está no centro da Agenda de Ação da COP30 e lidera a luta por justiça climática. Este mutirão em Adis Abeba mostra que a mobilização coletiva é capaz de gerar impactos concretos e inspirar novas iniciativas em diferentes partes do mundo”, destacou Marcele Oliveira.

A iniciativa também funciona como plataforma trilíngue – em inglês, português e espanhol – voltada a mapear, conectar e dar visibilidade a ações climáticas protagonizadas por jovens e crianças em diferentes países, reforçando seu papel na linha de frente do enfrentamento à crise climática.

Para submeter ações ou saber mais informações acesse o site: www.mutiraodasjuventudes.com