Jovem cria impressora 3D com recicláveis para imprimir face shields pra profissionais de saúde
Utilizando materiais encontrados em ferro velho, Arthur produziu a impressora com aparatos de máquinas de escrever e um motor adaptado.
Arthur Ribeiro, estudante do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino médio, desenvolveu dentro de casa sua própria impressora 3D. A criação foi possível com a doação de uma impressora “comum” pelo seu professor Sérgio Rangel. Utilizando materiais encontrados em ferro velho, Arthur produziu a impressora com aparatos de máquinas de escrever e um motor adaptado.
O jovem estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Campus de Araraquara e baseou – se em seus aprendizados para manipular na prática sua ideia. Após a fabricação, Arthur decidiu imprimir suporte para face shields que serão doados gratuitamente aos profissionais de saúde que estão ajudando no combate ao Coronavírus.
Face shields são protetores faciais e funcionam como barreiras físicas a agentes infecciosos, como o COVID19. Com contato direto com a doença nos Hospitais, os profissionais da saúde necessitam de uma proteção eficiente para poder ajudar todos os pacientes infectados, assim como evitar o contágio dentro e fora do ambiente de trabalho.
Devido a escassez de equipamentos de proteção individual desde o início do surto, muitos profissionais não encontraram face shields disponíveis para o uso. No entanto, com a viralização nas redes sociais, muitas campanhas de doação aumentaram, e Arthur é dos grandes exemplos de solidariedade nesta situação.