Jornalista processada pelo advogado da família Bolsonaro recebe solidariedade nas redes
Jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, enfrenta processo judicial após denunciar ameaça de Frederick Wassef
Jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, enfrenta processo judicial após denunciar ameaça de Frederick Wassef
A jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, está prestes a ser julgada por ter divulgado o print de uma ameaça que Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, fez contra a jornalista. No ano passado, em seu podcast, Juliana fez uma série de matérias, “A Vida Secreta de Jair”, sobre o envolvimento de Jair Bolsonaro no esquema ilegal de cobrança de dinheiro de assessores quando era deputado federal, prática conhecida como ‘rachadinha’.
Em artigo publicado no último domingo pela Folha de S.Paulo, Katia Brembatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, e Bia Barbosa, coordenadora de incidência da Repórteres Sem Fronteiras, alertaram para o possível desfecho do julgamento que deve retornar à pauta do Tribunal de Justiça de São Paulo nos próximos dias. Por quê? O resultado do julgamento pode impactar diretamente o trabalho de mulheres jornalistas no Brasil.
Para as especialistas, a decisão do juiz Fábio Junqueira, da 6ª Vara Cível do TJ-SP, ignorou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal ao transformar a jornalista ré no processo. O magistrado decidiu condenar Wassef pelas ameaças, mas também sentenciou a Dal Piva por ter divulgado o conteúdo da ameaça.
No artigo, Katia e Bia lembram ainda que o “Supremo Tribunal Federal já pacificou, em diversas decisões, que é permitida a divulgação, pelas partes, de conteúdo de conversas, desde que haja uma motivação evidente, como interesse público ou estratégia de proteção. É o caso da repórter. Afinal, a exposição da ameaça leva, muitas vezes, ao recuo do agressor, sendo uma prova de possível autoria”.
Onda de solidariedade
Nas redes, multiplicam-se declarações de apoio ao trabalho da jornalista, além de solidariedade diante da ameaça de violação do direito de contar histórias, com segurança, em uma democracia. Confira algumas mensagens:
A jornalista @julianadalpiva em breve será julgada pela Justiça de SP por ter divulgado o print de uma ameaça do advogado de Bolsonaro. Tratando-se de uma ameaça, alegar que a privacidade foi violada é um absurdo. A única vítima nesse caso é Juliana. Toda solidariedade, querida.
— Renata Souza (@renatasouzario) March 20, 2023
O trabalho que a @julianadalpiva fez durante os quatro anos de terror compreendidos entre 2019 e 2022 é exemplar e inspirador. Não vamos aceitar que ela seja ameaçada e intimidada por quem não preza pela ética e justiça. Todo o nosso apoio a ela.https://t.co/ScWYEPEq30
— Gabriel Martins (@GBMartins1995) March 20, 2023
Que vergonha a decisão do @TJSPoficial @tjsp_oficial, protegendo quem comete crimes e criminalizando a vítima. Todo meu apoio e solidariedade a @julianadalpiva https://t.co/thJ4RjCxN8
— Vicente Nunes (@vicentenunes) March 20, 2023
Que o Tribunal de Justiça de São Paulo atente para a gravidade deste caso. Uma vítima jamais pode ser punida por divulgar uma mensagem intimidatória que recebeu. Estamos com você, @julianadalpiva.https://t.co/GtOqdEAgPQ
— André Borges (@AndreBorges_JOR) March 20, 2023
https://twitter.com/caminoto/status/1637904866025656322
Toda solidariedade do mundo @julianadalpiva. Obrigada por tanto! Conte com milhões de brasileiras e brasileiros em sua defesa! Somos muitas. Somos muitos. https://t.co/yqOl8KGeJC
— Nadine Borges (@nadinemborges) March 21, 2023
Graças ao trabalho competente e corajoso da jornalista @JulianadalPiva, vieram à luz toneladas de evidências dos esquemas de desvio e lavagem de dinheiro da família Bolsonaro. A Justiça brasileira até hoje não puniu os crimes, mas ameaça punir a jornalista.https://t.co/eof0jSGEUh
— Transparência Internacional – Brasil (@TI_InterBr) March 20, 2023
Minha iirrestrita e incondicional solidariedade à corajosa, competente e necessária @julianadalpiva
— Vitor Guedes (@vitao_guedes) March 21, 2023
toda solidariedade a braba @julianadalpiva! https://t.co/I6H1m7mJg8
— Tatiana Vasconcellos (@tavasconcellos) March 20, 2023
Todo apoio a @julianadalpiva que ao buscar Justiça pelas ameaças que recebeu de Frederick Wassef foi transformada em ré pela primeira instância da Justiça Paulista.
— Paula Bianchi (@pbbianchi) March 20, 2023
https://t.co/yeDhZWRs41
A Editora Zahar repudia qualquer tentativa de silenciamento e apoia Juliana Dal Piva (@julianadalpiva), autora de “O negócio do Jair”, em seu processo cível contra Frederick Wassef.
— Zahar (@editoraZahar) March 20, 2023
(1/5) pic.twitter.com/1YyPvymHsS