A Jornada de Alfabetização em Maricá comemorou neste sábado, 30 de setembro, a formatura de 1.067 educandos(as), alfabetizados com o método cubano “Sim, Eu Posso!”, todos moradores dos quatro distritos da cidade de Maricá: Sede, Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu.

A Jornada de Alfabetização com o método “Sim, Eu Posso!” é realizada pela Prefeitura de Maricá, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), através da Secretaria de Economia Solidária (ECOSOL) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), desde agosto de 2022.

O evento foi celebrado na Tenda Arena Gilberto Gil da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), localizada na Praça dos Gaviões em Itaipuaçu, envolvendo familiares e amigos(as) dos(as) educandos(as) e toda a equipe da Jornada “Sim, Eu Posso!” em Maricá.

Participaram do ato autoridades e lideranças políticas como Diego Zeidan – vice-prefeito licenciado de Maricá e atual Secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro; Cristina Vargas da Coordenação Nacional do MST no Rio de Janeiro; o Embaixador da República de Cuba, Adolfo Curbelo; Carlos Senna, Diretor-presidente do ICTIM; a secretária de Economia Solidária, Andreia Cunha; Márcio Jardim, secretário de Educação; Hadesh, vereador da Câmara Municipal; e a deputada estadual da Alerj, Marina dos Santos. Também, as atrizes da vídeo aula do “Sim, Eu Posso!” Tuca Morais e Araci Cachoeira.

Método cubano “Sim, Eu Posso!”

O “Sim, Eu Posso!” é um método de alfabetização criado pelo Instituto de Pesquisa Latino-americano e Caribenho IPLAC, reconhecido internacionalmente, e já alfabetizou quase 11 milhões de pessoas em mais de 30 países. No Brasil, mais de 100 mil pessoas têm sido alfabetizadas com este método, de acordo com o acompanhamento do MST.

Em 2022, a taxa de analfabetismo no país foi de 5,6%, sendo 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais. Destas, 2,1 milhões delas são moradoras da região sudeste do país, segundo dados da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua (PNAD, 2022).

Na cidade de Maricá, a alfabetização abrangeu 1.067 pessoas que hoje não fazem parte destas estatísticas no Brasil. O direito à educação foi garantido com o método de alfabetização “Sim, Eu Posso!”.

Segundo Cristina Vargas: “há vinte anos, quando Cuba nos convocou para que o MST pudesse assumir a luta contra o analfabetismo no Brasil, o Movimento não teve dúvidas de dizer: Sim, podemos fazer essa luta no Brasil e em outros países também!”.

Com reconhecimento à luta do povo cubano, primeiro país do mundo a zerar o analfabetismo, Diego Zeidan afirmou que o combate ao analfabetismo em Maricá é uma decisão política. “Milhões de pessoas no mundo não sabem ler e escrever e agora, graças a vocês, a nossos(as) educadores(as), e muito especialmente a cada um de vocês educandos(as), em breve poderemos dizer que nenhuma delas é maricaense”, declarou.

“Esse método muda a vida de cada um de vocês que estão participando desse projeto; ele é duradouro, e precisa ser implementado durante um período de dez anos para a gente tentar erradicar o analfabetismo aqui na cidade de Maricá. E nós temos a certeza de que iremos erradicar o analfabetismo” — manifestou Carlos Senna.

Em seguida, o Embaixador de Cuba estimulou educandos(as) para continuar e a não se deter aqui. “Continuem rumo à segunda parte do programa ‘Yo, Sí Puedo Seguir!’, porque este não é o final, é só o princípio”, comentou Adolfo Curbelo.

Sim, Nós Podemos!

Foram sete meses em sala de aula desenvolvendo o método em 150 turmas, compostas por até 15 educandos(as). As aulas aconteceram em diversos locais perto da moradia dos educandos(as) e com condições materiais necessárias, convertidas pelos educadores(as) em ambientes alfabetizadores.

Os próximos passos da campanha de alfabetização como política pública segue com o objetivo de zerar o analfabetismo na cidade e, para isso, será iniciada uma nova fase a fim de chegar a mais pessoas que não conseguiram participar deste primeiro momento de alfabetização na cidade.

Em breve, será anunciado o novo ciclo da jornada de alfabetização “Sim, Eu Posso!” em Maricá. A meta é garantir o direito à educação e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do acesso ao código da leitura e escrita. Para fazer parte das próximas turmas, é possível participar enviando um áudio para o número (21) 99932-8202.