Foto: FIFA

Por Danielle Zulques para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Zâmbia e Japão se enfrentaram pela primeira vez na história na madrugada deste sábado, no Waikato Stadium, em Hamilton, Nova Zelândia. A seleção japonesa, campeã mundial em 2011, acabou confirmando o seu favoritismo e venceu o jogo pelo placar de 5 a 0. 

Importante relembrar que a seleção de futebol feminino da Zâmbia vive um momento de turbulência nessa Copa do Mundo.  De acordo com o jornal The Guardian, da Inglaterra, o técnico Bruce Mwape é acusado de ‘conduta sexual imprópria’ com as jogadoras, coagindo-as a ter relações sexuais para continuar jogando pelo seu país. A Associação de Futebol da Zâmbia encaminhou o caso para a Fifa, que está coordenando as investigações desde setembro do ano passado. Bruce não é o único acusado, o treinador do sub-17, Kaluba Kangwa, também está entre os funcionários investigados.

Voltando ao jogo, desde o seu início, a equipe do Japão demonstrou superioridade técnica e física, dominando completamente a partida. Porém o primeiro gol demorou para acontecer, foi só aos 43 minutos que Miyazawa marcou, antes disso, aos 21 minutos, Tanaka finalizou à queima-roupa e abriu o placar, no que seria o primeiro gol do jogo, mas houve revisão no VAR e a árbitra confirmou a posição de impedimento. 

Já na etapa final, logo nos primeiros minutos, Tanaka venceu disputa contra duas defensoras e, de canhota, finalizou no contrapé de Musonda. Assim como o primeiro gol, o segundo também foi anulado por impedimento da atacante. Aos 10 minutos do segundo tempo Hasegawa entrou na área pela esquerda e cruzou rasteiro, Tanaka, de carrinho, completou para o fundo da rede, dessa vez confirmando o seu gol. Seis minutos depois foi a vez de Miyazawa marcar. O quarto gol veio pela esquerda e foi marcado pela jogadora Endo. Nos últimos minutos de jogo o Japão aumentou a vantagem com a conversão do pênalti de Ueki, que inicialmente havia sido defendido pela goleira, mas a árbitra mandou voltar. O time da Zâmbia não finalizou, enquanto as japonesas buscaram por 26 vezes o gol.  

Com a vitória, o Japão assumiu a liderança do Grupo C com três pontos e cinco gols de saldo. O próximo jogo das japonesas é contra a Costa Rica,às 2h da quarta-feira, dia 26, no Forsyth Barr, em Dunedin. Logo em seguida, às 4h30, a Zâmbia pega a Espanha, no Eden Park, em Auckland.