Foto: Reprodução

Texto por Aline Braga para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Em mais uma ótima performance técnica, tática e física, a seleção japonesa se impôs diante da Costa Rica e conquistou sua segunda vitória no mundial. Desde 2015, quando era a campeã vigente, a seleção asiática não era vitoriosa nas duas primeiras partidas. Com este resultado o Japão se mantém na liderança do grupo C com 6 pontos e saldo total de 7 gols.

As japonesas não mudaram muito o estilo de jogo em relação a sua estreia no mundial. Valorizando a posse de bola e construindo jogadas nos muitos espaços disponibilizados pela Costa Rica, não demorou até a pressão constante forçar o erro e resultar nos gols aos 25’ e 27’ minutos do primeiro período, anotados por Hikaru Naomoto e Aoba Fujino respectivamente.

Já na segunda etapa percebemos uma esfriada no ritmo implacável japonês, Costa Rica conseguiu segurar um pouco mais a posse e conceder menos chances as japonesas, o que resultou em algumas chegadas promissoras das costarriquenhas, mas sem qualidade o bastante na finalização. No geral, um jogo que entregou o esperado, uma boa vitória da seleção nipônica, confirmando que veio mais forte do que nunca e com esperanças de se estabelecer novamente entre as favoritas. Enquanto a Costa Rica vai para um terceiro jogo sem muitas expectativas, mas com muito aprendizado adquirido.

Os últimos confrontos do grupo C acontecem dia 31 de julho a partir das 04:00 e serão: Japão x Espanha ao mesmo tempo de Costa Rica x Zâmbia.