Por Aline Braga para cobertura colaborativa da #CopaFemininja

Com contra-ataques letais, Japão fez 4 a 0 sobre a Espanha nesta madrugada. Com esse resultado, a seleção japonesa se classifica em primeiro lugar para as oitavas, Espanha fica em segundo.

Apesar da maior posse de bola da Espanha, a efetividade japonesa foi o grande diferencial. E foi assim durante toda a primeira etapa, o Japão propôs um jogo na defesa, com momentos de marcação alta e investiu em seu ponto mais forte, o contra-ataque, rápido e eficiente, o que garantiu o 2×0 aos 29 minutos com Riko Ueki. Antes do intervalo as asiáticas ampliaram a vantagem, novamente com Miyazawa, no momento a artilheira da Copa do Mundo.

O jogo não mudou muito durante o segundo tempo, visivelmente com o pé no freio o Japão compensou a falta de posse de bola com desarmes eficazes e limpos, não se intimidou pela presença da melhor do mundo em campo e ainda aproveitou as oportunidades, com um gol de Mina Tanaka aos 85 minutos, entregou tudo o que prometeu até aqui, uma campanha estável, jogos coerentes e foco no objetivo: a taça.

A Espanha realizou mudanças e insistiu muito sem cair no desespero, mas não conseguiu encontrar tantos espaços na defesa japonesa e não aproveitou as chances que criou, principalmente ao longo da primeira etapa. Apesar do resultado do jogo não alterar tanto a condição de classificação no grupo (ambas seleções entraram em campo com sua continuidade na competição praticamente garantida) as japonesas celebraram muito a vitória por 4×0.

Com isso o grupo C tem Japão e Espanha nas oitavas de final, em primeiro e segundo lugar respectivamente.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube