Foto: FIFA

Texto de Valquiria Monteiro para a Cobertura da Copa do Mundo Feminina da NINJA Esporte Clube.

O primeiro jogo do grupo F foi entre França x Jamaica, e veio pra provar que não existe mais jogo fácil. O futebol feminino está evoluindo e é ótimo ver isso. Mesmo com a França sendo favorita, a Jamaica se impôs no jogo que terminou em 0x0. O que é uma preocupação pra seleção francesa, mas uma vitória para as jamaicanas.

O início do primeiro tempo começou bem pegado e equilibrado, com ambas equipes indo atrás do jogo. A Jamaica entrou com uma postura confiante, neutralizando os ataques da França, acertando passes longos e chegando mais vezes ao ataque. Porém não demorou muito para as francesas encontrarem espaços na defesa jamaicana e conseguirem escanteios que deixam claro o perigo que a Renard pode trazer dentro da área em bolas aéreas. Um momento de susto foi um choque de cabeça entre Renard e Shaw depois de um escanteio, o jogo teve que ser paralisado mas felizmente as duas ficaram bem.

O grande destaque do primeiro tempo foi a Shaw, que sofreu inúmeras faltas, e em uma delas levou bastante perigo ao gol da França. Já no final da primeira etapa a goleira jamaicana Spencer teve que trabalhar bastante para o placar ir empatado para o vestiário.

No segundo tempo, a França voltou com boas movimentações pelo lado direito e pressionou a Jamaica efetivamente até o fim do jogo. A artilheira do PSG, Diani levou perigo ao gol jamaicano com um cabeceio logo aos 54 minutos. Dai em diante foi uma sequência de escanteios da França que não resultaram em gol mas fizeram o sistema defensivo da Jamaica e principalmente a goleira Spencer trabalharem muito. Diani ainda cabeceou uma bola no travessão que bateu até chegar nas mãos da goleira jamaicana. França buscou muito a finalização dentro da área e a Jamaica teve pouco espaço para atacar.

Nos acréscimos, Shaw que já tinha cartão amarelo deu um carrinho imprudente em Renard e terminou expulsa. Os últimos minutos foram de pressão total da seleção francesa que tentou mas não conseguiu fazer um gol em sua estreia na copa.

Com este resultado, a Jamaica conquista seu primeiro ponto em Copas do Mundo.