Por Andressa Simões para NINJA Esporte Clube

Itacuruba é a menor cidade do estado de Pernambuco, com apenas 4.284 moradores, segundo o Censo de 2022. O local dista 500 quilômetros da capital, Recife, e está a 11 quilômetros da BR mais próxima. Nos anos 2000, o que fez essa cidade isolada se destacar no estado foi o seu time de futebol, o Itacuruba Sport Club. 

O clube disputou três edições seguidas da primeira divisão do Campeonato Pernambuco – de 2003 a 2005. O melhor resultado foi uma quarta colocação na temporada de 2004, com direito ao atacante Kelson ter sido artilheiro, com 14 gols. Este ano, o Itacuruba disputou também a sua primeira e única competição nacional na história, a Série C, quando foi eliminado na segunda fase. Em 2005, o time ficou em quinto lugar e se retirou do cenário do futebol, sem nunca ter sido rebaixado. 

O técnico do Itacuruba, nestes anos que disputou o estadual, era Peu Santos, ex-jogador do Flamengo. Na passagem pelo rubro-negro, foi campeão da Libertadores, do Mundial de Clubes de 1981 e do Campeonato Brasileiro de 1982.

Foto: José Carlos Borges/Força e Luz

Em 2007, dados do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) indicaram que 63% dos habitantes de Itacuruba sofriam de depressão. Além disso, foi revelado também que o número de suicídios na cidade era seis vezes maior que a média do país.

O contexto histórico da cidade é fundamental para entender a razão desses índices. Por lá, é comum falar que existe a “velha” e a “nova” Itacuruba. A “velha”, situada às margens do Rio São Francisco, deixou de existir em 1988, quando toda a cidade foi inundada devido à construção da barragem de Itaparica. 

Com isso, os moradores foram realocados e muitos perderam o emprego, se entregando ao ócio e, muitas vezes, desenvolvendo depressão. Aí entra o Itacuruba Sport Club, que se tornou um foco de entretenimento para os habitantes da cidade, que passaram a acompanhar os jogos, tanto dentro de casa – no Estádio Gaudênção – quanto fora, e os treinos do time. Além disso, o clube fez a pequena cidade entrar no radar do estado de Pernambuco. 

O futuro do Itacuruba Sport Club não é animador. No momento, não há perspectivas para um retorno do clube, vinte anos depois, apesar do atual prefeito da cidade, Juninho Cantarelli, ser um dos fundadores da instituição, criada em 1987, e tê-la presidido entre 2003 e 2005. Este ano, o Gaudênção passou por reformas, com a pintura das arquibancadas e o aparo do gramado.