Por: Daniel Körner

Nossa talentosa atleta catarinense Isabela Abreu vai ter a oportunidade de participar da tão esperada Olimpíada, um sonho desafiador que requer toda sua atenção. Será nossa única e forte atleta que competirá na modalidade Pentatlo Moderno. A melhor atleta da América do Sul de 2023 está pronta para encarar o desafio, mas Isa diz “preciso estar no dia perfeito”. 

De acordo com Abreu “Ninguém faz pentatlo só por hobby. Ninguém é tão maluco para isso”, justamente pelo fato de serem cinco modalidades reunidas. A expectativa de poder competir nos Jogos Olímpicos é crescente, tanto para a competidora quanto para os torcedores, principalmente pela frustração de não poder participar das Olimpíadas de Tóquio em 2020, a qual justifica dizendo que Isabela bota na conta da própria inexperiência a frustração de não ir para os Jogos de Tóquio “Eu era muito amadora. Sabia muito de mim, mas não sabia nada das minhas adversárias. Acreditava muito em mim, mas subestimei todas as outras competidoras. Foi um grande aprendizado”.

Foto: Ricardo Ribeiro/AEN

Todos os nossos atletas estão preparados e merecedores de estarem na competição, mas estar no seu dia perfeito é único para fazer história olímpica. O Pentatlo moderno é composto por cinco modalidades: natação, corrida, tiro esportivo, esgrima e hipismo. 

  • Natação: é uma atividade realizada na piscina com intuito de nadar 200m com tempo cronometrado, se completar a prova em 2 minutos e 50 segundos ganha 250 pontos. A partir disso, para cada 2 minutos mais lento o jogador perde 2 pontos e, para cada 2 minutos mais rápidos ganha os 2 pontos;
  • Corrida e tiro esportivo: essas duas provas funcionam de forma conjunta. O tempo é de acordo com o esporte anterior, do qual, o número de pontos é transformando em segundos, dado a largada do primeiro participante, os demais devem esperar pela diferença de pontos. Todos devem percorrer 3.200m, a cada 800m param para atirar em um alvo de 10 m de distância. A cada série, precisam acertar 5 vezes no intervalo de 50 segundos ; 
  • Esgrima: A competição é em duelo com uma espada que dura 1 minuto ou o tempo que o primeiro for atingido;
  • Hipismo: Os atletas participam de um circuito de 350 a 450 m montados a cavalo (apenas 20 minutos antes da prova eles têm contato com o cavalo). Esse percurso tem 12 obstáculos somado a um obstáculo duplo e outro triplo que totaliza 15, e cada um possui 1,2m de altura, tendo tempo mínimo para realizar a prova de minuto e no máximo 1 minuto e 17 segundos.

Os Jogos de Paris 2024 poderá ser a última vez que teremos este esporte fazendo parte do ciclo olímpico. Esta Olimpíada será a sétima edição em que as mulheres participaram nesta modalidade, tivemos a grandiosa Yane Marques em três edições e agora com nossa incrível Isabela na quarta. Estamos juntos para poder torcer pelo dia perfeito.

Foto: Wander Roberto/COB

Isabela Abreu terminou em nono lugar nos Jogos Pan-Americanos de 2023, se consolidando como a melhor atleta da América do Sul e garantiu a sua vaga para Paris 2024. Nascida em Curitiba, Isabela começou no atletismo na sua infância, mas foi aos 12 anos que em seu caminho ela encontrou um técnico que introduziu o Pentatlo, emprestando todos os materiais necessários para que ela pudesse começar a treinar. Mas foi anos depois que Isabela se encontrou com a única medalhista brasileira da modalidade, Yane Marques. Nesse encontro, foi que fez Isa seguir um sonho, com todo seu suor, dedicação, determinação e muito amor no Pentatlo.

Foto: Wander Roberto/COB

Isabela é atleta do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba. Nos dias de hoje é a única que representa a modalidade no circuito internacional, sendo a atleta principal do Pentatlo Moderno.

Pentatlo Moderno é considerado como um esporte completo, composto por cinco modalidades, no qual vence quem obtiver o melhor desempenho geral, com base em soma de pontos.

Com a presença garantida de Abreu nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Brasil terá uma representante pela sexta edição consecutiva, desde Atenas 2004.

Isabela competirá nos dias:

08/08 Quinta-feira 09:30 (horário de Brasília) 

Prova de Esgrima – Rodada de classificação

10/08 Sábado (horário de Brasília) – Semifinais

09:30 – Fem.Concurso de saltos hipismo – SF A

10:10 –  Esgrima Feminino SF A – Rodada bônus

10:40 –  Feminino – 200m livre natação – Semi Final

11:10 –  Feminino Laser Run – Semi Final A

13:30 –  Fem.Concurso de saltos hipismo – SF B

14:10 –  Esgrima Feminino SF B – Rodada bônus

14:40 –  Feminino – 200m livre natação – Semi Final

15:10 –  Feminino Laser Run – Semi Final B

11/08 Domingo (horário de Brasília) 

11:00 – Fem. Concurso de saltos hipismo – Final

11:40 – Esgrima Feminino Final – Rodada bônus

12:10 – Feminino – 200m livre natação – Final

12:40 – Feminino Laser Run – Final