Interesse mundial cresce nas Olimpíadas de 2024 com Brasil em alta
O interesse nas Olimpíadas de Paris 2024 cresceu globalmente, com 70% dos brasileiros empolgados e 36,4 milhões assistindo à abertura.
Por: Alex Fravoline
As Olimpíadas de Paris 2024 atraem a atenção global como o maior evento esportivo do mundo. Após a edição anterior, marcada pela pandemia e mudanças de datas, os jogos deste ano retornam com a expectativa de uma experiência normalizada em acompanhar a competição e o entusiasmo dos torcedores ao redor do mundo.
De acordo com a pesquisa Attitudes to the 2024 Paris Games, da Ipsos, houve um crescimento significativo no interesse global pelas Olimpíadas deste ano, em comparação às edições anteriores. Os países asiáticos lideram o ranking: com a China à frente (86% de interesse) seguida pela Tailândia (77%), Indonésia (75%) e Filipinas (71%). A França, país-sede, apresenta um interesse mais moderado, com 46%. dos entrevistados se mostrando interessados pelos jogos. O Brasil, embora não lidere, mostra entusiasmo considerável, com 70% dos entrevistados demonstrando interesse e 75% expressando orgulho pelo time olímpico.
Uma outra pesquisa, da britânica Yougov, revela que o interesse pelas Olimpíadas de 2024 têm níveis de interesse acima da média na América Latina em comparação com outros países. A cerimônia de abertura transmitida no dia 26 de julho, alcançou 36,4 milhões de brasileiros pelas emissoras TV Globo e SporTV, com um aumento de 4,1 milhões de espectadores na faixa vespertina, em relação com as quatro semanas anteriores segundo o Ibope. A CazéTV, no Youtube, também se destacou, mantendo uma média de 500 mil espectadores simultâneos.
Redes sociais em alta: uniformes e desclassificações dominam discussões sobre as Olimpíadas
Nas redes sociais, um assunto que aqueceu os dias pré-olímpicos no Brasil foram os comentários sobre o uniforme da delegação brasileira, que foi amplamente comentado no início dos jogos, teve um pico de interesse no Google Trends, no primeiro dia do evento. Além disso, a desclassificação do futebol masculino no Torneio Pré-Olímpico, ocorrida em fevereiro após a derrota para a seleção argentina, provocou uma enxurrada de opiniões negativas nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter). Atualmente, os Jogos Olímpicos continuam entre os tópicos de destaque, com diferentes esportes e atletas frequentemente figurando entre os mais comentados.