Inglaterra vence Austrália e chega a sua primeira final de Copa do Mundo no feminino
Inglesas vem buscando sua primeira estrela, donas da casa abandonam sonho depois de grande campanha
Texto de Rachel Motta Cardoso e Juliane Castro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino
No segundo jogo para determinar a finalista da Copa do Mundo, a Inglaterra venceu a Austrália por 3 a 1 e garantiu sua vaga na busca pela taça.
E sabendo da importância do jogo, pela primeira vez nesta Copa, as Matildas começam com sua grande estrela entre as titulares: Sam Kerr, a artilheira da liga inglesa, capitã da seleção que joga no futebol inglês e conhece muito bem suas adversárias.
O primeiro lance a gol deste primeiro tempo foi justamente de uma jogada buscando Kerr, que estava ligeiramente adiantada e, com isso, teve o impedimento marcado aos 7 minutos. A resposta inglesa veio no lance seguinte, quando Stanway recebeu um cruzamento pelas costas da linha de zaga australiana e obrigou a goleira Arnold a realizar uma importante defesa aos 9 minutos.
O primeiro tempo vinha sendo de total domínio do jogo por parte das leoas, que pressionavam as australianas, recuperando rapidamente a bola quando perdiam a posse. Todo esse empenho seria recompensado. Em uma jogada pela esquerda e com um chute colocado, Ella Toone, a camisa 10 das leoas, acerta uma bomba, marcando um golaço no canto superior esquerdo da goleira Arnold.
A seleção australiana tentou chegar ao empate com seus rápidos contra-ataques, mas faltava aquele toque final. Os cruzamentos na área inglesa e as cobranças de escanteio também pressionaram a bem posicionada linha de defesa das leoas, mas não conseguiram igualar o placar.
O primeiro tempo termina com as leoas à frente e com um pezinho na vaga da final.
Na segunda etapa do confronto, as matildas começaram bem e logo no minuto inicial, Sam Kerr divide uma bola na área adversária levando perigo para as leoas. A Inglaterra tinha dificuldades de sair jogando, isso porque a equipe australiana estava marcando em cima.
Passando a pressão do início, a Inglaterra foi se impondo e conseguindo criar pela lateral direita e após um escanteio bem cobrado, as leoas quase ampliam com Hemp de cabeça. A Austrália não desistia e vinha se impondo aos poucos, e depois de receber a bola ainda no campo de defesa, brilha a estrela australiana: Sam Kerr mete simplesmente um golaço deixando tudo igual no placar.
O jogo ficou pegado, com as duas equipes criando bastante oportunidades e conseguindo levar perigo, mas a Inglaterra conseguiu responder mais rápido em campo e virou o jogo após um vacilo de Carpenter. O jogo continuava dinâmico, uma espécie de ping-pong, as leoas chegavam na área adversária com perigo e as matildas respondiam à altura.
Chegando aos minutos finais, a equipe australiana que estava atrás no placar colocou o time pra frente e Kerr teve algumas belas bolas mas sem muito sucesso. Por outro lado as leoas aproveitaram e contaram com um belo contra-ataque para ampliar ainda mais a vantagem inglesa, com uma arrancada fantástica, Alessia Russo bateu cruzado e colocou um pé na final da Copa.
As atuais campeãs da Euro, mostraram domínio e paciência nos acréscimos e conseguiram manter o placar de 3 x 1 e vão disputar a final contra a Espanha. Já a equipe australiana disputa o 3° lugar, no sábado.