Influência humana: estudo revela que mesmo pequenos grupos podem interferir no ambiente
Se já com as comunidades primitivas era assim, imagine a gravidade dos impactos da presença humana na atualidade…
Teca Curio, para a Cobertura Colaborativa NINJA na COP6
Um estudo realizado com base em imagens do satélite PlanetScope, revela que mesmo pequenos grupos de seres humanos podem mudar o ambiente de forma significativa. Imagine os impactos da presença humana na atualidade…
A análise das imagens da Ilha de Madagascar, demonstraram uma variação significativa do terreno nas regiões habitadas por comunidades primitivas de pescadores e caçadores-coletores, em relação àquelas não habitadas. Uma média de 17% dos territórios sofreu alterações. Ou seja, mesmo sem agricultura ou maquinários a ocupação humana já mudava a paisagem significativamente.
A conclusão é que mesmo uma pequena comunidade de humanos pode modificar o ambiente, porque a forma e a composição do ambiente dependem das espécies humanas que nele habitam. Os impactos das sociedades não-agrícolas foram subestimados nos processos de análises sobre como os seres humanos têm o poder de modificar as paisagens do planeta.
A artigo titulado “O sensoriamento remoto revela legados duradouros de uso da terra por comunidades-coletoras em pequena escala no sudoeste do Oceano Índico” está disponível no periódico Frontiers. A autoria do estudo é de Dylan Davis e kristina Douglass.
A @MidiaNinja e a @CasaNinjaAmazonia realizam cobertura especial da COP26. Acompanhe a tag #ninjanacop nas redes!