O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), foi duramente criticado após um comentário feito durante uma entrevista à BandNews. Na ocasião, ele afirma estar preocupado com o “impacto” das doações aos desabrigados das enchentes sobre o comércio local.

Leite declarou: “Quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado, há um receio, pelo que nós já observamos em outras situações, em outras circunstâncias, sobre o impacto que isso terá sobre o comércio local”. Ele ainda expressou preocupação com a dificuldade do “reerguimento” do comércio local devido à chegada de itens doados de outras regiões do país, como destacou o ICL Notícias.

https://twitter.com/flaviaol/status/1790561933747277825

O comentário do governador desencadeou uma onda de críticas nas redes sociais, com muitos usuários expressando indignação com sua suposta priorização dos interesses comerciais sobre as necessidades dos desabrigados.

Além das críticas à entrevista na BandNews, Eduardo Leite também tem sido questionado por solicitar doações via Pix, que serão administradas por uma entidade privada, em vez de manter sob gestão governamental.