Handebol de Praia: com destaques brasileiros, modalidade será disputada em formato de exibição
Brasil desembarca em Paris com sete jogadores e o título de maior campeão mundial.
Por: Valéria Oliveira
O Handebol de Praia, uma das novidades na programação dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, deve trazer uma nova experiência ao cenário olímpico. Criada no final da década de 80, a modalidade ainda não faz parte do quadro oficial de competições, mas será apresentada em um torneio de exibição, reunindo alguns dos melhores atletas do mundo.
Apesar do esporte não estar entre as modalidades mais conhecidas no país, os atletas brasileiros têm construído uma forte tradição e ocupam a liderança no ranking de medalhas em mundiais de Handebol de Praia. Nove medalhas de ouro no masculino e seis ouros na categoria feminina dão destaque aos competidores que desembarcaram em Paris para representar o Brasil no torneio.
Entre os atletas brasileiros que participarão da exibição do Handebol de Praia estão:
Feminino:
- Patricia Scheppa
- Carolina Pires Militão
- Renata da Silva Santiago
- Nathalie Souza Guedes de Sena
Masculino:
- Gil Vicente de Paes
- Bruno Carlos de Oliveira
- Thiago de Oliveira Barcelos
QUADRA X PRAIA
Para quem está acostumado a assistir às disputas do handebol de quadra, não é tão difícil entender a dinâmica na praia, já que os movimentos são parecidos, mas vale dizer que tanto as regras como a contagem de pontos são bem diferentes. A troca do chão duro pela areia fofa implica em uma aterrissagem mais suave da bola, para começar. Se na quadra coberta o contato físico é quase obrigatório, na praia, o encontro entre oponentes é evitado ao máximo.
- Número de jogadores: Até dez jogadores podem ser relacionados por partida, mas somente quatro ficam em quadra.
- Contagem do tempo e pontos: Uma partida de handebol de praia tem dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de cinco entre eles. A contagem de gols é separada por período, e vencer um tempo significa somar um ponto, como um set de vôlei.
- Empate: Se o empate acontecer durante um dos tempos, a decisão é feita pelo “Golden Goal”, ou seja, a equipe que fizer o primeiro gol leva a parcial. No entanto, se ao fim de dois tempos, o placar estiver em 1 a 1, a vitória da partida será decidida de maneira semelhante à cobrança de pênaltis no futebol. Ou seja, cinco jogadores de cada equipe precisam acertar tiros de 6 metros, enfrentando o goleiro.
- Gols de 2 pontos: Na versão de areia do handebol, há três situações que podem valer dois pontos: gols em que o jogador controla a bola no ar, tiros de seis metros e gols de goleiro.
EXIBIÇÃO
O torneio será realizado entre os dias 27 e 29 de julho, na Maison du Handball, localizada em Créteil, a cerca de 20 km do Estádio Olímpico. A competição contará com a participação de seis equipes, divididas entre três times formados por jogadores de nacionalidades mistas e um grupo da seleção francesa. Ao todo, serão 64 atletas, sendo 32 homens e 32 mulheres, representando 18 países diferentes.
Entre os países que terão atletas na exibição estão Alemanha, Argentina, Brasil, Catar, China, Croácia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irã, Noruega, Polônia, Portugal e Uruguai.