Grupos evangélicos se juntam em repúdio à LGBTfobia de André Valadão; leia nota completa
Manifesto reúne cerca de 50 assinaturas de instituições religiosas e grupos LGBTQIA+
Diversas igrejas, organizações e coletivos, incluindo Evangélicxs pela Diversidade, uniram-se em uma nota de repúdio contra as recentes declarações lgbtfóbicas proferidas pelo pastor André Valadão, líder global da Igreja Batista da Lagoinha. Nesta nota, expressam indignação e repúdio às palavras de ódio que o pastor utilizou durante uma pregação em sua igreja em Orlando, no primeiro domingo de junho.
Em um mês marcado pela luta por dignidade, cidadania e direitos LGBTQIA+, o pastor André Valadão destilou ódio contra a comunidade LGBTQIA+ e convocou os fiéis a “irem para cima” de uma das parcelas mais vulneráveis da sociedade. Essas palavras perpetuam um ambiente de exclusão, ódio e violência que afeta toda a sociedade, retirando a dignidade das pessoas LGBTQIA+ e reforçando os estigmas que as violentam diariamente.
A nota ressalta que tais discursos são criminosos de acordo com a legislação brasileira e destacam a necessidade contínua de luta contra a LGBTfobia. Além disso, reafirmam que, em um estado democrático de direito, a liberdade de expressão e de exercício da fé não pode ser utilizada como justificativa para incitar ódio, violência, preconceito e discriminação.
A nota foi assinada por diversas instituições e grupos, entre eles Evangélicxs pela Diversidade, Aliança de Batistas do Brasil, Movimento Negro Evangélico, Rede Sustentabilidade, Movimento Povo do Caminho, entre outros, reafirmando o orgulho e a resistência diante das vozes que buscam calar a comunidade LGBTQIA+, e reiterando que a união de vozes é fundamental para a construção de uma sociedade justa e igualitária para todas as pessoas.
Leia abaixo a nota na íntegra:
Nota de Repúdio à LGBTfobia de André Valadão
“Tenho muita confiança em vocês, e de vocês tenho muito orgulho.”
2 Coríntios 7.4 (NVT)
Nós, Evangélicxs pela Diversidade, e as diversas igrejas, organizações e coletivos que subscrevem esta nota, nos unimos para expressar nossa indignação e repúdio às recentes declarações lgbtfóbicas proferidas pelo pastor André Valadão, líder global da Igreja Batista da Lagoinha. Nos posicionamos firmemente no combate ao discurso de ódio e em favor da promoção da aceitação, da igualdade, do respeito à diversidade e da afirmação de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, um mês marcado por visibilidade e luta por dignidade, cidadania e direitos. Lamentamos profundamente que o Pr. André Valadão, tenha feito uma pregação inteira em sua igreja em Orlando (Flórida-EUA) no primeiro domingo de junho para destilar ódio contra a comunidade LGBTQIA+ e convocar os fiéis a “irem para cima” de uma das parcelas da sociedade mais vulneráveis a todo tipo de violência.
Tais discursos perpetuam um ambiente de exclusão, ódio e violência que afeta toda a sociedade, retiram a dignidade das pessoas LGBTQIA+ e reforçam os estigmas que nos violentam emocional, espiritual e fisicamente. É por causa desse tipo de discurso que pessoas LGBTQIA+ morrem todos os dias! As falas do líder religioso são homotransfóbicas e, portanto, criminosas de acordo com a legislação brasileira. E evidenciam, ademais, que a luta continua sendo necessária!!
Lamentamos que seja necessário reafirmar que num estado democrático de direito a liberdade de expressão e de exercício da fé não pode ser utilizada como escusa para incitação ao ódio, violência, preconceito e discriminação com relação a qualquer grupo de pessoas.
Como pessoas LGBTQIA+ e pessoas de fé, rejeitamos veementemente a tentativa de utilização da religião cristã para justificar o preconceito e a intolerância. Acreditamos que o amor e o respeito são valores fundamentais ensinados por todas as tradições religiosas, e de forma muito contundente esses valores estão expressos na mensagem do Evangelho e na vida de Jesus, de quem o Pr. André Valadão se diz servo e mensageiro.
Ressaltamos que nossa luta é também pelo direito de exercermos livre e plenamente nossas crenças, o que exclui claramente a disseminação do ódio, do preconceito e da violência.
Reconhecemos que existem líderes religiosos e comunidades de fé que têm se esforçado para promover o acolhimento aos marginalizados e discriminados e a aceitação verdadeira, inclusive reconhecendo o protagonismo da comunidade LGBTQIA+ na luta por cidadania, dignidade e direitos.
Encorajamos e valorizamos o diálogo e a construção de pontes entre as comunidades religiosas e a comunidade LGBTQIA+, com base no respeito mútuo e na busca da justiça e direitos.
Por fim, queremos reafirmar:
– o direito de todas as pessoas LGBTQIA+ de serem respeitadas, valorizadas e tratadas com dignidade, em todos os aspectos da vida, incluindo o âmbito religioso.
– a promoção da visibilidade e a representatividade das pessoas LGBTQIA+ dentro das tradições religiosas, a fim de construir uma sociedade mais inclusiva e diversa.
– a sensibilização da sociedade sobre a importância de combater a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e a transfobia em todas as suas manifestações, fortalecendo os laços de solidariedade e respeito mútuo.
– nosso orgulho e resistência frente às vozes que buscam nos calar e reiterar que nossas vozes juntas são mais fortes na construção de uma sociedade justa e igualitária para todas as pessoas.
Assinam:
Evangélicxs pela Diversidade
Aliança de Batistas do Brasil
Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB)
ANAVTrans – DF
Articulação de Evangélicos e Evangélicas Pr. Martin Luther King
Catedral Anglicana da Santíssima Trindade de São Paulo
Catedral Anglicana do Bom Samaritano (Diocese Anglicana do Recife/IEAB) Ciranda Cristã Ecumênica (DF+)/Igreja Batista do Pinheiro
Coletivação (DF)
Coletivo Abrigo (RS)
Coletivo Afrobixas (DF)
Coletivo de Escritores LGBTI+ do DF e Entorno
Coletivo de Mulheres das Organizações Religiosas (COMOR)
Coletivo Esperançar
Coletivo Juntos!
Comunidade Batista do Caminho (PB)
Comunidade Oásis
Cristãos contra o Fascismo
Diocese Anglicana de São Paulo (IEAB)
Distrito Drag (DF)
Elo LGBT+ Nacional da Rede Sustentabilidade
Evangélicos pela Justiça
Fórum de Diversidade Social e de Gênero da Aliança de Batistas do Brasil Grupo Arco da Aliança
Grupo de Diversidade Cristã Salvador
Igreja Batista do Pinheiro (Maceió-AL)
Igreja Batista Soul Livre
Igreja Católico-Anglicana Latino-Americana
Igreja Católica Apostólica do Grande Priorado da Terra de Santa Cruz Igreja Cristã Redenção Baixada (RJ)
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Igreja Protestante Unida
Instituto Brasileiro de Transmasculinidade – IBRAT
Instituto Dom Bosco
Instituto LGBT+
Livro Semente de Vida
Mandato Federal Deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL RJ)
Mandato Distrital do Deputado Fábio Felix (PSOL)
Movimento Pastoral LGBT Marielle Franco – MOPA
Movimento Jesus Cura a Homofobia
Movimento Negro Evangélico
Movimento Negro Evangélico/RJ
Movimento Povo do Caminho
Movimento Social de Mulheres Evangélicas do Brasil (MOSMEB) Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero (NEDIG -UnB) Ordem Ecumênica da Caridade
Pastoral de Direitos Humanos da Igreja Cristã de Brasília (ICB) Plataforma Intersecções
Primeira Igreja Batista de Bultrins (PE)
Rede Curviana
Rede Sustentabilidade (DF)
Resistência Reformada
União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – UNALGBT