Grupo de voluntários se mobiliza para limpar praias na Bahia. Confira as fotos
Grupo de amigos cria brigada batizada de Guardiões do Litoral para limpar as praias atingidas pelo óleo.
A tristeza e indignação de ver as terríveis manchas de óleo chegarem às praias do Nordeste e, particularmente da Bahia, geraram uma articulação de pessoas dispostas a agir para reduzir os danos e chamar a atenção para o grave acidente que está acontecendo sem as intervenções necessárias. Assim surgiu o grupo de voluntários batizado de Guardiões do Litoral.
De um grupo de amigos para um grupo de whatsapp, atualmente mais de 80 pessoas fazem parte de um grupo central, que soma várias outras conectadas e dispostas a ajudar, trocando informações em tempo real e formando novas frentes de trabalho de acordo com a demanda. São biólogos, oceanógrafos, profissionais de saúde, químicos, pescadores, profissionais liberais, engenheiros, empresários, comunicadores, educadores físicos engenheiros, salva-vidas que têm em comum a preocupação com o meio ambiente.
O grupo de voluntários têm se desdobrado incansavelmente para tentar limpar as praias, arrecifes e estuários que continuam sendo atingidos e impactados pelo óleo. Além disso, também estão articulando com diferentes setores para conseguir os materiais necessários para fazer a limpeza das praias em segurança. Evitar o contato com o óleo na praia é fundamental para que não colocar em risco a saúde dos voluntários e da população em geral que, infelizmente, continua freqüentando as praias contaminadas.
Ninguém sabe de onde vem e o quanto de óleo ainda está por vir, mas sabe que há muito trabalho a ser feito! Quando mais pessoas unidas e dispostas a agir, maior será o alcance na nossa missão de proteger o litoral. Juntos somo mais fortes!
Confira a galeria e o trabalho dos voluntários na Bahia