Acabou! Após 118 dias, a greve dos atores de Hollywood chegou ao fim. O anúncio foi feito pelo sindicato da categoria, o SAG-AFTRA, na noite de ontem, quarta-feira (8).

Segundo a Variety, o acordo atual aumenta em 7% a maioria dos salários mínimos nos contratos dos atores. As negociações se concentraram em melhores salários e outros benefícios, além de debater sobre o uso da inteligência artificial na produção de filmes e em programas de televisão.

“Num contrato avaliado em mais de US$1 bilhão, alcançamos um acordo de âmbito extraordinário que inclui aumentos de remuneração mínima ‘acima do padrão’, disposições sem precedentes para consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da IA (…) E pela primeira vez estabelece um bônus de participação em streaming. Nossos limites de Pensões e Saúde foram substancialmente aumentados, o que trará um valor muito necessário aos nossos planos. Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para diversas categorias, aumentos de remuneração para artistas de bastidores e disposições contratuais críticas que protegem diversas comunidades”, diz trechos da publicação divulgada nas redes do sindicato.

De acordo com o SAG-AFTRA, mais detalhes sobre o acordo ainda serão divulgados.

Os atores entraram em greve simultaneamente aos roteiristas, realizando a maior greve da indústria em 60 anos. Os roteiristas finalizaram a greve em setembro, após inúmeras rodadas de negociações.

Desta forma, produções que estavam paralisadas voltarão a ser rodadas, como “The Last Of Us”, “Yellowjackets”, “Stranger Things” e “Euphoria”.