Governadores do Nordeste fazem carta para Bolsonaro
Governadora e governadores do Nordeste escrevem carta a Bolsonaro exigindo esclarecimentos após fala preconceituosa contra a região do país durante café da manhã do presidente com jornalistas.
Durante café da manhã com jornalistas, Jair Bolsonaro, em momento que acreditava não estar sendo registrado, fez fala preconceituosa contra o Nordeste e seus governadores, se referindo a toda a 2ª região mais populosa do país como “Paraíba”. Este é o termo pejorativo usado mais habitualmente no Rio de Janeiro para se referir aos nordestinos. Bolsonaro ainda critica o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB).
“Dos governadores de ‘Paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”
Em resposta a essa atitude, 8 governadores do Nordeste escrevem carta demonstrando a profunda indignação com essa declaração e exigindo esclarecimentos.
Confira a carta
9 de Julho de 2019
Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.
Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Rio Grande do Norte