Goleira pega pênalti, mas Vietnã perde para Estados Unidos na estreia da Copa do Mundo
Em jogo histórico, países que se enfrentaram em guerra há 50 anos, se enfrentam no campo
Texto de Jade Domingues e Rachel Motta para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino
Os países que viveram em guerra por quase 20 anos, hoje se enfrentaram em campo. Na estreia do grupo E na Copa do Mundo, o primeiro tempo do jogo Estados Unidos X Vietnã, foi marcado com muita intensidade.
Logo no primeiro minuto, a jogadora Rodman sofreu uma falta. Já na sua estreia em copas do mundo, Sophia Smith marcou seu primeiro gol, aos 13 minutos de jogo. Aos 40 minutos de jogo a árbitra Bouchra Karboubi, deu pênalti para a seleção norte-americana, Alex Morgan marcou a cobrança e a goleira, Thi Kim Tran fez uma defesa espetacular. O jogo seguiu 1X0 até os acréscimos, quando novamente Sophia Smith marcou o 2° gol pela seleção estadunidense. Apesar dos dois gols contra a seleção do Vietnã, os vietnamitas não deixaram de vibrar desde o início pelas representantes de seu país em campo.
Para o 2º Tempo, o técnico Mai Duc Chung faz uma substituição tentando deixar seu time mais ofensivo. No lugar da meia central Dung Nguyen, entra a atacante Ngan, com a camisa 21. Os EUA do técnico Vlatko Andonovski continuam com seu time sem modificações.
Aos 48 minutos, após boa jogada pela direita e toques de primeira, a bola encontra Horan, a camisa 10 dos EUA, na entrada da grande área, que pega de primeira, mas chuta pra fora, passando perto da trave esquerda do paredão vietnamita. As norte-americanas insistem nos cruzamentos para as bolas aéreas, mas a goleira vietnamita para as jogadas com suas belas defesas! Tecnicamente, a equipe do Vietnã é inferior, pois não apresenta disciplina tática e não consegue fazer marcação setorial. Por outro lado, a parte física é o seu grande destaque, possibilitando que suas jogadoras façam uma marcação mais firme e ocupem rapidamente os espaços em campo.
Aos 61 minutos, a torcida dos EUA finalmente vê uma de suas jogadoras favoritas entrar em campo: Rapinoe! Além dela, Ravelle também entra e a dupla, logo em seguida, aos 70 minutos, entra em ação. A habilidosa camisa 16 dribla jogadoras na grande área, na ponta direita do ataque dos EUA e encontra Rapinoe na entrada esquerda da pequena área da zaga vietnamita. Rapinoe isola a bola por cima da trave de Tran. O terceiro e último gol da partida sai dos pés de Horan, aos 76 minutos, após receber livre na altura da marca do pênalti.
Final de jogo, com vitória dos EUA por 3 a 0 contra a guerreira seleção do Vietnã, que manteve a vontade de jogar e o respeito pelo esporte, mesmo com sua inferioridade técnica. O jogo foi marcado pelo domínio total dos EUA nos dois tempos. Agora, as duas seleções já pensam nos seus próximos desafios pelo grupo E.