Por Juan Anthony Rodrigues de Nazareth

A Seleção dos Estados Unidos anunciou a formação do seu “Dream Team de Ouro” para disputar as Olimpíadas de Paris 2024, com um time integralmente composto por jogadores negros. Nomes como LeBron James são algumas das estrelas que lideram esse time dos sonhos. O nome da estrela norte-americana aparece também como um grande símbolo de ativismo fora de quadra.

A Seleção Estadunidense, além de James, conta também com nomes como Joel Embiid, Jayson Tatum e Stephen Curry. Cada um desses atletas, cotados por Steve Kerr, treinador da Seleção e do Golden State Warriors, justifica-se pela bagagem e pelo que representam em seus respectivos clubes. Para muitos, eles são capazes de inspirar milhões de fãs ao redor do mundo.

A formação deste time é um marco significativo no esporte mundial. Em um país onde a luta contra a desigualdade racial é constante, ter um time exclusivamente de jogadores negros, representando o país no maior palco esportivo do mundo, é um poderoso símbolo de progresso e esperança para milhares de pessoas.

LeBron James, em específico, destaca-se pelo seu forte ativismo social fora de quadra. Ídolo do basquete mundial, conta com projetos como a James Family Foundation, que atua em sua cidade natal Akron, Ohio, ajudando crianças e famílias. O atleta apoia o movimento “Black Lives Matter”, além de ser um grande crítico do republicano Donald Trump em sua campanha para a presidência.

Foto: USA BASKETBALL

Eu cresci com Snoop Dogg, Tupac e Jay-Z e agora eu tenho a oportunidade de ser inspiração para as crianças que me observam? E ficar sentado e não dizer droga nenhuma quando alguns colegas não dizem droga alguma? Eu não acho isso certo”, destaca Lebron em entrevista no “The Shop” da HBO norte-americana. 

A Seleção dos Estados Unidos tem sua estreia nas Olimpíadas de Paris 2024 no dia 28 de julho, contra a equipe da Sérvia, jogo que vale pela primeira rodada do grupo C, que conta também com Sudão do Sul e Porto Rico. O confronto de estreia promete ser o mais desafiador para a seleção norte-americana, que terá que enfrentar a equipe liderada por Nikola Jokić, que, pela terceira vez, levou o prêmio de MVP do maior campeonato de basquete do mundo: a NBA. Se você é fã de basquete, fica a dica.