Por: Rafaela Andrade Lauriano

No dia 25 de julho, o Estádio de Bordeaux foi palco do primeiro jogo da seleção brasileira contra a Nigéria. E quem fez o gol da vitória do Brasil foi a atacante Gabi Nunes, a estreante nas Olimpíadas marcou o gol aos 37 minutos do primeiro tempo, garantindo a vitória do Brasil por 1×0 na rodada inicial do grupo C.

Nascida em São Paulo, Gabriela Nunes da Silva sempre teve o esporte em sua vida e na família, com o sonho do pai e do irmão de atuarem no profissional. Gabi começou a jogar aos 5 anos, na quadra onde seu pai também jogava. Motivada por sua família a seguir seus sonhos, a jogadora foi para o Centro Olímpico e passou pelos clubes Osasco Audax, sendo artilheira do Campeonato Paulista, Corinthians, conquistando a Copa do Brasil em 2016, e Madrid CFF. Atualmente, joga no Levante, da Espanha.

Terceira maior artilheira da história do Corinthians no futebol feminino, com 77 gols, a atacante Gabi Nunes jogou de 2016 a 2021 pelo time alvinegro, destacando-se como uma das principais jogadoras e contribuindo para o sucesso do clube em diversas competições. Ao chegar no clube madrilenho, Gabi rapidamente se adaptou ao estilo de jogo da liga, tornando-se uma peça-chave no ataque e somando gols e assistências importantes. Pelo Levante, foi vice-artilheira do clube valenciano na temporada 23-24, com 11 bolas na rede em 28 partidas.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A jogadora enfrentou grandes desafios em sua carreira, incluindo três graves lesões no joelho que a afastaram dos gramados por três anos.  A primeira lesão ocorreu em 2017, seguida por outra em 2020, ambas envolvendo rupturas do ligamento cruzado anterior (LCA), exigindo cirurgias e longos períodos de reabilitação. Uma terceira lesão no joelho agravou ainda mais a situação. Apesar dessas adversidades, Gabi mostrou força e determinação, retornando aos campos e continuando a desempenhar em alto nível. Após quatro anos fora da seleção, Gabi voltou a atuar pela equipe brasileira em 2021, sob o comando da técnica Pia Sundhage.

Recuperada de suas lesões e pronta para Paris 2024, Gabi Nunes, aos 27 anos, expressou sua gratidão em representar o Brasil nas Olimpíadas em uma entrevista à ESPN:

“Quando eu recebi a notícia foi uma alegria imensa, eu fiquei muito feliz, é um sonho meu desde criança.” Após tanta dificuldade e tempo fora dos campos, Gabi se emocionou após a partida contra a Nigéria: “Estou segurando para não chorar. Primeiramente porque eu sou um milagre. Quem conhece a minha história sabe o quanto queria estar aqui e viver esse momento”, relatou em entrevista ao Globo Esporte.