A cada 23 minutos uma mãe preta chora no Brasil.  

Mais isso não é novidade, pois em 1979 Gilberto Gil já narrava qual era a barra de viver da população preta desse país na  canção “Não Chores Mais” versão feita pelo artista para o mais aclamado Reggae da história “No Woman, No Cry” gravada em 1974 por Bob Marley & The Wailers. Já faz 42 anos da gravação de “Não Chores Mais” mais os versos do baiano Gil  seguem bem atuais e presentes na vida da população preta. Ainda é comum ver nossos amigos, irmãs e irmãos sumindo assim, pra nunca mais. 

De lá pra cá o país passou por muitas mudanças e assistimos ao fim da ditadura, ao nascimento, à morte e ao renascimento da  democracia, mas ninguém foi capaz de  secar este choro.  

Não existiu governo ou desgoverno, partido, policia, milícia ou poder paralelo capaz de secar efetivamente as lágrimas das mães pretas. 

Como se já não bastasse a dor de perder os filhos e companheiros de forma bruta e violenta, a cada 6h e 23min uma mulher é  morta dentro de sua própria residência, reflexos do racismo e machismo estrutural que continuam enraizados em nossa  sociedade, que trata a morte de pessoas pretas e indígenas com naturalidade e ainda atribuindo a essa parcela da população a responsabilidade pela condução precária de vidas e destinos. Pois grande parte da sociedade não acredita ter uma dívida histórica com os afrodescendentes e povos originários dessa pátria mãe, que nunca nos tratou de forma gentil. 

O discurso de uma constituição democrática por aqui só funciona no papel, pois nossas oportunidades são preteridas de forma descarada, podemos tirar essa  conclusão quando “ob-observamos” a falsa sensação de pertencimento que dão aos corpos pretos pois eles ocupam uma ínfima parte dos acentos nas instituições públicas de graduação e nos cargos de destaque do universo corporativo. Ainda continuamos junto à “fogueirinha de  papel” tentando nos aquecer nesse inverno interminável, mas deixo um alerta emergencial, pois se não houver luz para evidenciar nossas pautas e calor suficiente para secar as lágrimas de nossas mães, não sairemos do colapso. 

Você deve estar se perguntando: “O que eu tenho a ver com isso?” quando terminar de ler esse texto ainda teremos 20min para  salvar uma vida, você tem a escolha de simplesmente assistir a um crime, ou de no próximo minuto deixar de ser conivente. Não se esqueça, quem lava as mãos, também ajuda a crucificar. 

As mães pretas e indígenas já choraram um oceano de dor, já imaginou quando esse mar de dor se transformar em um tsunami  de revolta? 

Vamos secar o choro enquanto ainda dá  tempo, por que o mar já está vermelho com  o nosso sangue.

“Não! Não chores mais.”

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Márcio Santilli

Agência nacional de resolução fundiária

Márcio Santilli

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades