Fiscais encontram e apreendem balsa de garimpeiros que invadiram território Xipaya, no Pará
Duas aeronaves são mobilizadas para deslocar os invasores para Itaituba (PA), onde serão presos pela Polícia Federal.
Na tarde desse sábado (16), a balsa dos garimpeiros que invadiu a terra indígena (TI) Xipaya, no Pará, foi apreendida em operação de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação está sendo executada na Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio e na Reserva Extrativista do Rio Iriri, vizinhas à TI.
No momento, duas aeronaves estão sendo mobilizadas para deslocar os invasores para Itaituba (PA), onde serão presos pela Polícia Federal.
Na madrugada de quinta-feira (14) uma balsa equipada com materiais para garimpo entrou na aldeia Karimaa, em Altamira (PA), e a cacica da comunidade, Juma, fez forte apelo em vídeo para que forças de Segurança fossem ao local proteger o território. Seu pai foi agredido pelos invasores, que fugiram do local.
As duas Reservas Extrativistas citadas são Unidades de Conservação Federais e fazem parte do Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Terra do Meio, no qual ainda estão inseridos a Estação Ecológica da Terra do Meio, o Parque Nacional da Serra do Pardo e a Reserva Extrativista do Rio Xingu, todos no estado do Pará, entre os rios Iriri e Xingu, que abrange os municípios de Altamira e São Félix do Xingu.
https://midianinja.org/news/video-cacica-juma-denuncia-invasao-de-garimpeiros-armados-em-terra-indigena-no-pa/