Por Marilda Campbell

Os longas-metragens “Uma Vez em Veneza” e “A Versão de Anita”, ambos da produtora gaúcha Zapata Filmes, irão representar o Brasil em festivais internacionais que serão realizados em Trieste (Itália), Flórida (EUA), Viña del Mar (Chile) e Medellín (Colômbia) em novembro de 2023.

“Uma Vez em Veneza”, filme dirigido por Juan Zapata e protagonizado pelo ator alemão Peter Ketnath e a atriz brasileira Bellatrix Serra, conta a história de Max (Ketnath) e Maria (Bellatrix) que se conhecem por acaso em um hotel no norte da Itália.

Mesmo com visões distintas sobre o amor, eles decidem se juntar para realizar um sonho em comum: visitar Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo. Juntos, eles vão vivenciar todas as peculiaridades de um relacionamento provisório e improvável.

O longa-metragem integra a competição oficial do 38º Fort Lauderdale International Film Festival, que acontece na Flórida (EUA) entre os dias 3 e 12 de novembro. Na sequência, o filme irá participar do Festival do Cinema Ibero Latino-americano de Trieste (Itália), de 4 a 12 de novembro.

No documentário “A Versão de Anita”, uma Anita Garibaldi contemporânea olha para si mesma e revive sua biografia. A obra é dirigida pelo documentarista e historiador italiano Luca Criscenti e protagonizada pela atriz Flaminia Cuzzoli. Tem produção da Zapata Filmes em coprodução com Land Comunicazione e com RAI Documentari. A escritora brasileira Letícia Wierzchowsk; Annita Garibaldi Jallet, bisneta de Anita; e o historiador Adilcio Cadorin são alguns dos colaboradores do filme.

“A Versão de Anita” irá representar o Brasil em três festivais: no Festival do Cinema Ibero Latino-americano de Trieste (Itália); na Mostra Especial do Al Este – Festival de Cine de Europa Central y Oriental, em Medellín (Colômbia), quando terá sua pré-estreia em 16 de novembro; e no Festival de Cinema de Viña del Mar (Chile) que acontece de 20 a 25 de novembro.