Festival Mix Brasil 2023: sessão dupla de curtas aborda questões familiares na vivência de pessoas LGBTQIAPN+
Filmes foram exibidos no último domingo (14), no Circuito Spcine Paulo Emílio (CCSP)
A múltipla programação do 31º Festival Mix Brasil contou, no último domingo (12), com duas sessões bastante especiais da Mostra Competitiva de Curtas, número 2 e 3. Os filmes foram exibidos no Circuito Spcine Paulo Emílio, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).
As produções apresentadas nestes recortes, abordam questões acerca da família, amigos e da importância do acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+ em suas descobertas e mudanças. São títulos que, de forma sutil, conseguem propor inúmeras reflexões sobre a potência em respeitar a diversidade, e que caso contrário, a felicidade e plenitude destas pessoas podem ser postas em risco.
Conheça os curtas-metragens dos recortes 2 e 3 da Mostra Competitiva de Curtas:
Curtas 2
“Sereia”
Direção: Estevan de la Fuente
Sinopse: Lúcio e sua família vivem perto do mar. Ele adora sereias e, no seu aniversário, sua mãe lhe faz uma surpresa; porém, rapidamente as pequenas alegrias são ameaçadas por alguém que não aceita a realidade.
“Peixes Vivos”
Direção: Bru Fotin, Bob Yang, Frederico Evaristo
Sinopse: Thamirys e Raphael acompanham as filmagens do curta-metragem “Peixe Vivo”, protagonizado por seus filhos Agatha e Gustavo — duas crianças trans de 8 anos.
“Oh!”
Direção: Diogo Hoffer
Sinopse: Nara vive um casamento monótono. Cansada, certa manhã, em vez de ir para o trabalho, anda pela cidade e chega ao bairro onde cresceu. Lá reencontra Lucia, uma antiga vizinha que mexe com seus sentidos.
“Ferro’s Bar”
Direção: Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros
Sinopse: A partir de documentos históricos e entrevistas com lésbicas que viveram e lutaram nas décadas de 1970 e 1980, somos guiadas a um episódio central na formação do movimento lésbico brasileiro, a “Levante do Ferro’s Bar”, conhecida como “o Stonewall brasileiro”.
Curtas 3
“A Pia”
Direção: Eduardo Mattos
Sinopse: Neusa Sueli é uma atriz trans que descobre no banheiro do seu vizinho uma fonte de inspiração. Ao exporem a sua descoberta, eles são confrontados sobre a autenticidade da sua estória.
“Deus Não Deixa”
Direção: Marçal Vianna
Sinopse: Anos atrás, Miguel deixou de se apresentar como Mika Sapequinha: cortou os cabelos, largou as saias e criou uma nova versão para si. Frequentador da Igreja Evangélica, hoje enfrenta uma turbulenta jornada de autoconhecimento.
“Queima Minha Pele”
Direção: Leonardo Amorim
Sinopse: A amizade entre dois jovens rapazes e a relação de um deles com o irmão gay. O limite entre o bullying e o amor incondicional entre irmãos. O desejo reprimido e a dificuldade em não ser visto e respeitado.
“Bem-vinda de Volta”
Direção: Nicole Gullane
Sinopse: Após anos distante, Marcela decide voltar à casa de sua mãe para contar uma novidade: vai se casar com sua namorada, Bianca.
Os curtas serão exibidos novamente nesta quarta-feira (15), a partir das 15h, no CineSesc. Acompanhe toda a programação o evento clicando aqui.
Leia mais:
https://midianinja.org/news/mix-brasil-2023-com-programacao-hibrida-o-maior-festival-lgbtqiapn-da-america-latina-chega-a-sua-31a-edicao/