O 26º Festival do Rio anunciou, nesta terça-feira (3), os longas selecionados para as mostras da Première Brasil. A cinematografia do país estará representada em sua diversidade, reunindo obras inéditas de diretores consagrados e novos expoentes, nas mostras competitivas Competição Oficial e Novos Rumos — que concorrem ao Troféu Redentor — e nas seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. Ao todo, o Festival do Rio recebeu 752 inscrições em 2024 – 530 curtas e 222 longas.

A Première Brasil promove a formação de público com a realização de sessões e debates abertos ao público com elenco e equipe dos filmes, com ingressos a preços populares, além de sessões de gala para convidados e público. As sessões populares com debates são realizadas no clássico Cine Odeon – CCLSR, localizado na Cinelândia, região Central da Cidade e proporcionam uma troca com o público, para além das telas dos cinemas. As cinco mostras dedicadas ao cinema nacional também reúnem coproduções com outros países, clássicos restaurados e curtas em competição — a serem anunciados nos próximos dias. São 31 estreias mundiais e inúmeras estreias nacionais, exibidas na Première Brasil, considerada a principal vitrine do cinema nacional.

O Festival do Rio 2024 acontece de 3 a 13 de outubro. Conheça a seleção completa de filmes da Première Brasil 2024, ficção e documentário:

Competição Longas de Ficção

Baby, de Marcelo Caetano (SP)
Betânia, de Marcelo Botta (SP)
Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)
Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) — estreia mundial
Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) — estreia mundial
Malu, de Pedro Freire (RJ)
Manas, de Marianna Brennand (RJ)
Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) — estreia mundial
Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) — estreia mundial

Competição Longas Documentários

3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) — estreia mundial
Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP) — estreia mundial
Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)
A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
Mambembe, de Fabio Meira (GO) — estreia mundial
Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ) — estreia mundial
Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)

Competição Novos Rumos Longas

Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE) — estreia mundial
A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) — estreia mundial
Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) — estreia mundial
Continente, de Davi Pretto (RS)
Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) — estreia mundial
O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) — estreia mundial
Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) — estreia mundial

Hors Concours

A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) — estreia mundial
Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ) — estreia mundial
Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) — estreia mundial
Malês, de Antônio Pitanga (RJ) — estreia mundial
Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) — estreia mundial
Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) — estreia mundial
Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado (RS)

Mostra Retratos

Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) — estreia mundial
Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) — estreia mundial
Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) — estreia mundial
Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) — estreia mundial
O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) — estreia mundial

O Estado das Coisas

Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) — estreia mundial
Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ) — estreia mundial
Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) — estreia mundial
Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) — estreia mundial
Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) — estreia mundial
No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)

Midnight Movies

Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ) — estreia mundial
A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)

Coproduções com o Brasil

Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina) — integra a mostra Première Latina
Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil) — integra a mostra Panorama do Cinema Mundial

Em breve será anunciada a programação internacional, com filmes exibidos nos mais importantes festivais do mundo e inéditos no Brasil.