O 53º Festival de Cinema de Gramado anunciou os seis longas-metragens brasileiros de ficção que integram a Mostra Competitiva de 2025. A seleção reúne filmes inéditos no circuito nacional e foi definida pelos curadores Caio Blat, Camila Morgado e Marcos Santuario. O festival acontece entre os dias 13 e 23 de agosto, na Serra Gaúcha.

Disputam o Kikito os filmes A Natureza das Coisas Invisíveis, de Rafaela Camelo (DF); Cinco Tipos de Medo, de Bruno Bini (MT); , de Laís Melo (PR); Papagaios, de Douglas Soares (RJ); Querido Mundo, de Miguel Falabella (RJ); e Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco (RJ).

A cerimônia de abertura oficial será realizada em 15 de agosto, com a exibição hors concours de O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, premiado no Festival de Berlim. Já no dia 13, o evento promove a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil Educavídeo, com curadoria de Kelly Alves, Flávio Dutra e Thais Fernandes.

Também foram anunciados os 18 curtas selecionados para o Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas. Os filmes serão exibidos nos dias 16 e 17 de agosto, com produções de cidades como Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Bagé, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Canoas.

O festival prestará homenagem à atriz Araci Esteves, que receberá o Prêmio Leonardo Machado. Serão entregues ainda o Troféu Sirmar Antunes e os Prêmios Iecine nas categorias Legado (Gloria Andrades), Inovação (Gustavo Spolidoro) e Destaque (Victor Di Marco e o projeto Um é Pouco, Dois é Bom).

O Conexões Gramado Film Market também retorna com painéis, oficinas, debates e rodadas de negócios. A programação completa será divulgada nas coletivas de imprensa dos dias 15 de julho (no Rio de Janeiro) e 17 de julho (em São Paulo).

Mais informações em: www.festivaldegramado.net