Festival de Cinema de Vitória celebra 30 anos com mostra comemorativa de 14 a 18 de junho
Evento especial com dezenas de filmes antecede o festival, que acontecerá em setembro
A partir desta quarta-feira (14), o Espírito Santo (ES) será palco da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que celebra as três décadas de sucesso do evento. De forma presencial e gratuita, a mostra exibe diversos filmes – entre curtas e longas -, com uma seleção especial para o público infantojuvenil, a mostra itinerante “A Cinemateca é Brasileira”, curtas oriundos de um laboratório de formação e uma homenagem ao grande ator brasileiro, Marcos Palmeira.
As produções que compõem a programação estão divididas nas seguintes categorias: Sessão Retrospectiva de Curtas-Metragens, com 20 filmes das mais diferentes linguagens e de várias regiões do Brasil; Sessão Retrospectiva de Longas-Metragens, com a exibição de cinco importantes longas que trazem um recorte da produção autoral brasileira; e a Sessão Espírito Santo em Retrospectiva, janela que exibirá cinco curtas-metragens que jogam luz sobre a produção de realizadores capixabas.
Entre os filmes exibidos estão destaques como “Kbela” (RJ, 2015), de Yasmin Thayná (exibido no 23º FCV); “Eclipse Solar” (ES, 2016), de Rodrigo de Oliveira (exibido no 23º FCV); “Na Missão, com Kadu” (MG/ PE, 2016), de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito (exibido no 23º FCV); “Perifericu” (SP, 2020), de Rosa Caldeira, Vita Pereira, Sthefanny Fernanda e Nay Mendl (exibido no 27º FCV); “Inabitáveis” (ES, 2020), de Anderson Bardot (exibido no 27º FCV); “Quase Dois Irmãos” (RJ, 2004), de Lucia Murat (exibido no 11º FCV); “Corumbiara” (RO, 2009), de Vincent Carelli (exibido no 16º FCV); “O Som ao Redor” (PE, 2012), de Kleber Mendonça Filho (exibido no 19º FCV); entre outros.
Já na Mostra Comemorativa Festivalzinho de Cinema de Vitória, são seis curtas com temática voltada para o público infantojuvenil. Em parceria com a Sociedade Amigos da Cinemateca, haverá também a estreia da mostra itinerante “A Cinemateca é Brasileira”, que levará títulos que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas.
“São três décadas de Festival de Cinema de Vitória. Foram 30 anos de inúmeros desafios, tanto para nós que realizamos o festival quanto para quem produz cinema no Brasil. Mas ao mesmo tempo, foram tempos de luta, realizações e alegrias. Esse recorte, que será apresentado na Mostra Comemorativa 30 Anos, é uma prova da força do audiovisual brasileiro. Da criatividade de seus realizadores e suas equipes, que com suas produções originais, emocionantes e divertidas, contam a história do nosso país”, diz Lucia Caus, diretora do FCV.
Homenagem
Ao longo dessas três décadas, cerca de 50 artistas foram homenageados pelo FCV. Esses reconhecimentos são uma importante contribuição para a difusão da memória do cinema brasileiro ao dar visibilidade para a carreira artística e para o contexto histórico do qual esses homenageados fazem parte. Nesta edição de 30 anos, o ator Marcos Palmeira será o grande homenageado.
A Cerimônia acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, no Teatro Glória, Sesc Glória, onde o ator receberá o Troféu Vitória por sua contribuição ao audiovisual e à cultura brasileira. Na sexta-feira (16), a partir das 15h, no Hotel Senac Ilha do Boi, acontece a Coletiva de Homenagem que marca o lançamento do Caderno do Homenageado: Marcos Palmeira, publicação biográfica e inédita sobre sua vida e carreira, assinada pelos jornalistas Leonardo Vais e Paulo Gois Bastos.
Toda a programação da Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória pode ser conferida no site oficial do evento, que acontece até o dia 18 de junho. O 30º Festival de Cinema de Vitória acontece de 19 a 24 de setembro, na cidade de Vitória, em formato presencial.