No Dia da Amazônia, 05 de setembro, o cantor, guitarrista, compositor, produtor e filósofo paraense Felipe Cordeiro (@ofelipecordeiro) lança o clipe da música “Amazon Money”, que abre seu novo álbum “CDRP” (Close, Drama, Revolução & Putaria). A faixa, com participação de Daniel ADR, prodígio da cena do rap paraense, traz novas perspectivas da história do Brasil e do fim do mundo diante das questões climáticas e suas mobilizações na sociedade. Com direção geral e direção de fotografia de João Pedro Aranha e Mariana Almeida; direção de arte de Bella Pantoja e figurino de Vinny Araujo, o clipe traz legendas em portugês e inglês para levar a ideia para o maior número de mentes. Com inspiração nas ideias do ambientalista e filósofo Ailton Krenak, o “dinheiro amazônico” de Cordeiro exalta o pensamento de que o futuro é ancestral. “Para contar nossa história de fato, a gente tem que ir para antes da chegada dos portugueses, que é quando os povos originários viviam aqui. A população ancestral que hoje a gente evoca para pensar a manutenção do mundo.”, reflete Felipe.

O quarto álbum de Cordeiro, um dos maiores nomes da música do norte do país, traz ideias e sonoridades assertivas e uma constelação de artistas de todas as gerações da Amazônia. Pioneiro na fusão de estilos populares amazônicos com o pop, Felipe assina toda a produção e a composição de quatorze das dezesseis faixas deste trabalho fundamental em sua trajetória. Numa imersão autêntica pelo território político e estético da cultura e da festa amazônicas, “CDRP” celebra, exalta e atualiza a música do Norte do país. A cada faixa do quarto álbum do artista, brilham precursores e veteranos como Gaby Amarantos, Will Love, Valéria Paiva (Fruto Sensual), Maderito, Manoel Cordeiro, Arraial do Pavulagem, Suraras do Tapajós, Luê, Marcelo Nakamura e Murilo Modesto e novos nomes que despontam para as alturas como Zaynara, Victor Xamã, Aqno, Layse Rodrigues, Daniel ADR, Patrícia Bastos, Cronixta e Ariel Moura.

Frame/Direção Geral e Direção de Fotografia: João Pedro Aranha e Mariana Almeida

Sobre Felipe Cordeiro
Artista da cena contemporânea brasileira, o paraense Felipe Cordeiro é pioneiro na fusão de estilos populares amazônicos com a vanguarda pop. Sua sonoridade, definida como Pop Tropical, traz influências da guitarrada, carimbó, cúmbia e música eletrônica. Com Arnaldo Antunes compôs “Ela É Tarja Preta”, já a música “Problema Seu” foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil a melhor canção de 2013 e, em 2020, entrou na trilha sonora da série “HARD”, da HBO. Além de Arnaldo Antunes, Felipe tem parcerias com Dona Onete, Chico César e com seu pai, o guitarrista Manoel Cordeiro.

Realizou cinco turnês na Europa, com apresentação no tradicional Festival de Roskilde, na Dinamarca. Felipe é reconhecido também por reposicionar estilos tradicionais paraenses no contexto brasileiro. Lançou três discos “Kitsch Pop Cult” (2011), produzido por André Abujamra, “Se Apaixone pela Loucura do Seu Amor” (2013), com produção de Kassin e Carlos Eduardo Miranda, e “Transpyra” (2019), produzido por Kassin e Felipe Cordeiro. Também gravou o DVD “Brea Époque” (2017), dirigido pelo jornalista Vladimir Cunha, no qual é apresentado um show ao vivo gravado em Belém do Pará. O vídeo traz um documentário sobre a relação do músico com a capital paraense e a cena atual da música brasileira, com participações de Tulipa Ruiz, Kassin, Siba e Manoel Cordeiro. Em 2022, “De Amor, Amor”, em parceria com Chico César, ganhou o Prêmio da Música Brasileira de melhor canção do ano.

Frame/Direção Geral e Direção de Fotografia: João Pedro Aranha e Mariana Almeida

FICHA TÉCNICA CLIPE “AMAZON MONEY”
Direção Geral e Direção de Fotografia: João Pedro Aranha e Mariana Almeida
Direção de Arte: Bella Pantoja
Assistente de Produção: Artur Arouck
Maquiagem: Juliana Nascimento
Figurino: Vinny Araujo
Assistente de Figurino: Lucas Mousinho
Look: Nalimo
Montagem, Correção de Cor e Finalização: Mariana Almeida