
Fé e cuidado: o trabalho da Cruz Vermelha Brasileira no Círio
O trabalho humanitário de mais de 13.000 colaboradores da Cruz Vermelha no Círio.
por Anna-Beatriz Aflalo
Em 2025, são esperadas mais de duas milhões de pessoas nas ruas de Belém para participar do Círio de Nazaré de 2025. As romarias e peregrinações, que variam entre 2 e 100 quilômetros (ou até mais), envolvem muita fé e devoção, mas também muito esforço físico, exposição ao sol, além de outros riscos à saúde.
Por isso, há 44 anos, a Cruz Vermelha Brasileira – (CVB-PA), realiza uma ampla operação que, no Círio de 2025, mobilizará mais de 13.000 colaboradores, entre estudantes e profissionais das áreas de assistência à saúde, jurídica e psicossocial.
O trabalho, que começou como uma ação solidária de doação de água aos promesseiros da corda, hoje se tornou um projeto de múltiplos atendimentos aos participantes da Festividade de Nazaré, desde a abertura até seu encerramento oficial, bem como de outras celebrações do Círio nos interiores do estado.
O Projeto Círio 2025 da CVB-PA inclui o processo de recrutamento de voluntários, treinamento de inscritos em suas mais diversas áreas de atuação, planejamento de postos e fluxos de atendimento, além da articulação com outros órgãos do estado, como a Secretaria de Saúde e a Polícia Militar, e órgãos federais, como as Forças Armadas.
A maioria dos voluntários que participa da ação da Cruz Vermelha no Círio tem entre 25 e 30 anos. São estudantes de diversas áreas e, somados aos demais colaboradores, realizam mais de 2.500 atendimentos de assistência à saúde por ano na Festividade de Nazaré.
Para que possam atender a todos, a Cruz Vermelha dispõe de 24 postos fixos de atendimento ao longo do percurso da Trasladação (sábado, 11/10) e do Círio (domingo, 12/10), além de equipes volantes distribuídas entre os fiéis em todas as procissões.
Em 2025, a Cruz Vermelha recebe doações de copos de água para garantir a hidratação dos voluntários em campo. As doações são recebidas na Sede da Cruz Vermelha Brasileira – Pará, localizada na Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 953 – Bairro da Campina (Belém/PA), de segunda-feira a sábado, das 09h às 18h.
A Cruz Vermelha do Pará não apenas atua de forma grandiosa no Círio, como realiza um trabalho constante de suporte de saúde em eventos públicos e privados, além de projetos próprios, como o “Projeto Lei Lucas”, que busca capacitar profissionais da educação e técnicos escolares em primeiros socorros básicos e avançados.