Por Maria Luiza Caleffi dos Santos para NINJA Esporte Clube

Fabienne Guttin tem a vida cercada pelo esporte desde a infância. Vinda de uma família do meio, desde cedo pratica as mais variadas modalidades, entre elas pesca submarina, esqui aquático, remo, vela, tiro esportivo, basquete, atletismo (100m rasos e salto em distância), natação, tênis de mesa e mais. Para ela, o esporte sempre foi um hábito diário, essencial – “como escovar os dentes”, nas suas palavras, além de uma forma constante de cuidar da saúde e investir em qualidade de vida.


Há mais de 50 anos, treina natação diariamente, tanto em piscinas quanto no mar. Ao longo dessa trajetória, adquiriu inúmeros recordes brasileiros e sul-americanos, além do título mundial nos 100 metros livre no World Masters Games e o segundo lugar na prova dos 50 metros. Mais recentemente, decidiu se reinventar e se tornou ultramaratonista aquática. Com isso, é realizadora e protagonista do desafio “70 em 7” – para comemorar seus 70 anos, nadou 7 provas longas em 7 dias, totalizando 70 quilômetros – que concluiu com êxito, unindo resistência, longevidade e propósito de vida.


Além do esporte, é professora de francês, tradutora juramentada, escritora, palestrante e colunista da revista Envelhecer, de Portugal. Coordenou e escrever o livro Mulheres Masters no Esporte, obra inédita que valoriza o protagonismo feminino no esporte após os 40 anos.

Com uma vida dedicada ao movimento, à palavra e à inspiração, Fabienne segue desafiando limites e incentivando outras pessoas a descobrirem seu potencial em todas as fases da vida.


Seu próximo desafio já está traçado: dar a volta em Ilhabela a nado, em revezamento com outras nadadoras. Serão aproximadamente 100 quilômetros percorridos no mar, em cerca de 35 horas, uma jornada de coragem, preparo e superação.