O público vai entender que as reivindicações por igualdade, em campo, eram um reflexo da falta de direitos em toda a sociedade

Fonte: Museu do Futebol – Foto de uma das sala da exposição. É um ambiente em tom azul, com paredes decoradas por fotos, TV’s, datas e escritos.

Por Giovanna Miranda

Não é só de Reis que vive o bom e velho futebol brasileiro. Aqui, também é terra de Rainhas (e das boas). A mostra temporária “Rainhas de Copas”, no Museu do Futebol, revisita a trajetória das canarinhas desde os campinhos de várzea até a glamurosa grama sintética dos grandes estádios.

A partir de fotos, jogadas inéditas, curiosidades e depoimentos das próprias atletas, a exposição revisita um passado (não tão distante) e, ainda, destaca o ponto de encontro entre a realidade esportiva e a vivida por todas as mulheres do país: o preconceito.

A história do futebol feminino começou no ano da democratização do Brasil, em 1988.  Exatamente nesse período, aconteceu o Torneio Experimental, na China. Era o pontapé inicial para que a FIFA fosse convencida a organizar o Mundial entre seleções de mulheres. 

Foto: Reprodução – A foto mostra as jogadoras, no Torneio da China, treinando em pares. As atletas estão uniformizadas: usam chuteiras, meias compridas, shorts curto e camisetas largas.

 

Deu tão certo que a 1ª  Copa do Mundo Feminina foi realizada, oficialmente, em 1991, quase 61 anos depois da estreia dos homens no Mundial.

 

Foto: CBF-Reprodução – Na foto, a seleção brasileira de 1991, ano em que aconteceu a primeira Copa do Mundo Feminina.

 

O público vai entender que as reivindicações por igualdade, em campo, eram um reflexo da falta de direitos em toda a sociedade. 

Vale lembrar que, até 2015, a Seleção Feminina não tinha um uniforme próprio e jogava com modelos adaptados do time masculino.  

A instalação conta com uma experiência interativa, réplica da taça, audiodescrição e braile.

 

Serviço: Exposição “Rainhas de Copas” 

Onde: Museu do Futebol – Praça Charles Miler, s/n, Pacaembu – São Paulo 

Data: até 27/8

Horários: de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h.

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia). Terça-feira é gratuito. – Crianças até 7 anos não pagam.

 

Fontes: Museu do Futebol

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube