A cantora Jotta A, de 24 anos, ex-artista gospel que ficou conhecida desde criança por suas belas cantorias no programa de Raul Gil, escreveu um texto inspirador nesta segunda-feira (11), revelando sua transexualidade. Jotta inicia a publicação afirmando que começou o processo de retificação do nome de registro.

“O processo é um pouco demorado, devido aos detalhes e protocolos. E na minha condição que nasci em Guajará-mirim – Rondônia, fica ainda mais difícil (na perspectiva de quem mora no sudeste do país)”, explicou.

Afirmou que manterá o nome Jotta, que já está atrelada à sua história. “Também acredito que seria difícil readaptar meus sobrinhos pequenos a deixarem de me chamar de Tia Jotta”. O segundo nome, Jotta compartilhará em breve, reforçando que simbolizará a sutileza com que se sente e se vê.

No final de sua declaração, Jotta agradece os amigos que se dispuseram a ajudá-la. “Recomeçar não é fácil, mas estou feliz por estar vivendo todo esse processo. Feliz em ter tantas pessoas que me apoiam e acreditam em mim nessa nova etapa”.

“Eu cantei louvores te ouvindo com você sendo um menino e sabendo que sua sexualidade e identidade ainda estava por vir”, escreveu a ativista trans Leandrinha DuArt. “Hoje vou cantar te ouvindo novamente comemorando sua liberdade como mulher”.

https://twitter.com/leandrinhadu/status/1513958380670488576

Jotta já havia passado por um momento de intensos ataques LGBTfóbicos que vieram especialmente de pessoas religiosas. A carreira de Jotta começou no mundo gospel, onde conquistou uma série de fãs de diversas idades. Quando encabeçou para o mundo pop e sua sexualidade veio à tona, precisou encarar uma forte onda de preconceitos.

Já fez parceria com Aretuza Lovi no single e clipe “Pessoa Certa” e, antes disso, indicada ao Grammy Latino por “Melhor álbum de música cristã em língua portuguesa” (2014).