Foto: FIFA

Texto de Aline Louzada e Aline Nogueira

Em um dos duelos mais aguardados da primeira fase da Copa do Mundo Feminina 2023, Estados Unidos e Holanda mediram forças em um jogo disputadíssimo pelo Grupo E.

A primeira etapa começou meio truncada, com as norte-americanas criando boas jogadas e atacando a defesa holandesa. Mas quem largou na frente foram as Leoas, em uma de suas primeiras chegadas consistentes ao campo de ataque.

Aos 17’, Martens fez grande jogada, deixando Pelova em ótimas condições para rolar a bola para Roord, que bateu cruzado no cantinho da goleira Naeher e abriu o placar para a Holanda. Depois de sofrer o gol, as norte-americanas tentaram fechar o cerco, pressionando as adversárias em busca do empate, mas encontraram muitas dificuldades. Coletivamente madura e bem organizada, a seleção holandesa controlou bem as ações, levando a vantagem no placar para o segundo tempo.

As equipes voltaram a campo com duas modificações: na Holanda, Stefanie van der Gragt deu lugar a Aniek Nouwen, enquanto no lado americano Savannah DeMelo saiu para a entrada de Rose Lavelle. Em desvantagem, as companheiras de Alex Morgan voltaram mais agressivas e buscando o ataque.

O primeiro cartão amarelo da partida saiu aos 5’ do segundo tempo, quando Lavele cometeu uma falta em cima de Groenen. Aos poucos, as Yankees dominaram as ações e, de tanto insistir, o empate veio aos 17′. Lavelle cobrou escanteio no primeiro pau, Horan apareceu e, de testa, mandou para o fundo da rede. Poucos minutos depois o VAR foi acionado e indicou o impedimento de Morgan no lance que seria o da virada. Se segurando na defesa, a Holanda só assustou as adversárias aos 34′, quando Brugts recebeu um belo passe dentro da área, que foi cortada por Ertz.

Quente, a reta final foi um jogo de ataque contra defesa. Rodman, pela esquerda, quase acertou o gol de Van Domselaar. Morgan, Smith e Egurrola também tiveram boas chances em seguida. As europeias voltaram ao ataque em uma cobrança de falta, aos 46′, cobrada por Spitse e afastada parcialmente por Ertz. Na sobra, Brugts chutou sem força. Melhores em campo, os Estados Unidos não foram capazes de furar a defesa holandesa e a partida terminou em 1×1.

As seleções voltam a campo para a disputa da terceira rodada do Grupo E na próxima terça-feira. A Holanda enfrentará o Vietnã no Deunedin Stadium, enquanto os Estados Unidos encaram Portugal no Eden Park. Neste último desafio da fase de grupos, os dois confrontos ocorrem no mesmo horário, às 4h (horário de Brasília). As duas seleções mais bem colocadas avançam para a próxima fase do torneio.