
Estudantes da rede pública do Pará descobrem asteroide e são convocados pela NASA
Pesquisa foi enviada para astrônomos profissionais determinarem quais são os riscos que o asteróide representa para a humanidade
A NASA entrou em contato com a Escola Estadual Honorato Filgueiras, do Pará, para convidar seis alunos do Ensino Médio, que descobriram um asteroide, a apresentar essa pesquisa nos Estados Unidos. O feito foi alcançado durante sua participação no programa “Caça Asteroides”, desenvolvido pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.
A descoberta ocorreu durante a análise de imagens captadas por um telescópio no Havaí. Os jovens pesquisadores identificaram diversas ocorrências espaciais, incluindo um asteroide, até então desconhecido, inicialmente denominado “LUI0005”.

Foto: reprodução
O professor Hélio Júnior, coordenador do projeto na escola Honorato Filgueiras, conduziu e orientou os alunos durante todo o processo de pesquisa.
O programa “Caça Asteroides” tem como principais objetivos identificar corpos celestes que possam representar riscos potenciais para o planeta Terra e, ao mesmo tempo, estimular o interesse dos estudantes pelo campo da ciência e tecnologia.
Após a detecção do asteroide, os dados foram submetidos a análises detalhadas por astrônomos profissionais, que poderão determinar os riscos que esse novo corpo celeste representa para a humanidade.