Alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente de Americana mostraram que a LGBTfobia não poderá ser tolerada na instituição. Após comentários homofóbicos proferidos pelo professor Roberto Torezan, 67 anos, alunos realizaram um protesto na tarde desta sexta-feira (11).

Nesta quinta-feira (10), o Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pelas escolas técnicas, disse que foi aberto um procedimento administrativo disciplinar pela unidade para apurar o caso.

Os estudantes publicaram um áudio de mais de oito minutos em uma página criada nas redes sociais, tentando chamar atenção para o caso.

Nesse áudio, o professor de matemática teria exposto opiniões pessoais sobre homossexuais, aos quais se refere como “coluna do meio”, além de ter se manifestado contrário ao casamento gay. Confira abaixo:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @etec_homofobica

Durante uma aula, quando perguntado sobre a possibilidade de casais homossexuais terem filhos, o docente respondeu que, se esse tipo de união “se tornasse moda”, no futuro não existiriam crianças para serem adotadas. Ainda no áudio, Torezan compara barriga de aluguel a prostituição e afirma que o curso de graduação em História é o que tem mais alunos da “pá virada”.

Em nota, o Centro Paula Souza afirma que a apuração dos fatos poderá acarretar suspensão ou demissão do professor. A instituição esclarece ainda que não compactua com nenhuma forma de desrespeito e assédio.