Esquerda lidera eleições na Colômbia e enfrentará candidato populista no segundo turno
Colombianos vão às urnas novamente no próximo 19 de junho
Em uma eleição histórica, Gustavo Petro e Francia Marquez lideram a corrida para serem os novos presidente e vice da Colômbia!
Com quase 99% das urnas apuradas está confirmado o segundo turno das votações. A coalizão de esquerda Pacto Histórico com Petro – Francia computa 40,31% dos votos contra 28,19% de Rodolfo Hernández, candidato populista conhecido como o Trump colombiano. As votações do segundo turno serão dia 19 de junho.
Se eleitos, Petro e Francia representarão o primeiro governo de esquerda do país, que passa por uma verdadeira revolução nos últimos anos, sendo 2021 o marco da maior greve geral de toda sua história onde movimentos sociais, estudantes, sindicatos e organizações populares tomaram as ruas do país exigindo o fim da repressão do estado e mais direitos sociais.
Em março de 2022, as eleições parlamentares também registraram o salto da esquerda no país, elegendo um novo parlamento com maioria do campo progressista. A expectativa é de vitória também no executivo.
Apesar de liderar as pesquisas desde o início da campanha, o clima não era de tranquilidade para os postulantes. Petro e Francia denunciaram as ameaças que receberam e até um suposto plano de atentado contra a vida do candidato.
Durante um dos discursos que realizava, Francia apareceu com a luz de um laser verde em seu rosto e, diante dos perigos apresentados, sua equipe de segurança a retirou do palco para que o evento continuasse em segurança.